Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Waiandt, Claudiani | - |
dc.contributor.author | Fischer, Tânia Maria Diederichs | - |
dc.creator | Waiandt, Claudiani | - |
dc.creator | Fischer, Tânia Maria Diederichs | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-19T16:43:21Z | - |
dc.date.available | 2018-01-19T16:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.issn | 2177-6083 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25107 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Estudos Organizacionais (EO) na Administração constrói-se a partir de mudanças econômicas, políticas, e socioculturais que determinam ideologias e olhares diferenciados que conformam o campo. O professor possui autonomia para organizar, desenvolver e avaliar esse ensino, todavia esta autonomia é relativa aos conhecimentos, aos hábitos, às habilidades e aos valores vivenciados na prática pedagógica, que sobremaneira são influenciados pelas contingências institucionais. Portanto, o currículo é inequivocadamente uma construção social. Buscando construir essa realidade, propôs-se a análise de como se ensina o campo dos EO nos cursos de mestrado e doutorado em nove Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória por meio de análise documental dos currículos e planos de ensino de dezessete professores de pós-graduação, bem como entrevistas semiestruturadas. Como resultado, verificou-se que o ensino dos EO não é determinado isoladamente por docentes, mas construído com os seus pares; que se constitui em eixo estruturante dos mestrados; que o conhecimento está reunido em basicamente três formas de organização (histórico, por tópicos ou diálogos), que a diversidade de autores referenciados reflete a pluralidade da formação acadêmica e interdisciplinar do corpo docente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Científica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://www.spell.org.br/documentos/ver/31517/o-ensino-dos-estudos-organizacionais-nas-instituicoes-brasileiras--um-estudo-exploratorio-nos-cursos-de-pos-graduacao-stricto-sensu-de-administracao | pt_BR |
dc.subject | Estudos organizacionais | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Pós-graduação | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | O ensino dos estudos organizacionais nas instituições brasileiras: um estudo exploratório nos cursos de pós-graduação stricto sensu de administração | pt_BR |
dc.title.alternative | ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 14, n. 4, p. 785–836 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA)
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