Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Colling, Leandro | - |
dc.contributor.author | Troi, Marcelo de | - |
dc.creator | Troi, Marcelo de | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-05T19:50:54Z | - |
dc.date.available | 2018-06-04T03:00:50Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-05 | - |
dc.date.submitted | 2018-03-01 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25420 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação cria um espaço relacional entre a companhia Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona,fundada em 1958 na cidade de São Paulo, e os a(r)tivismos queer, produções artísticas que trazem,em seus enunciados, uma desobediência de gênero e da sexualidade,além de formulações políticas em aproximação com o anarquismo e a luta anticolonial. Essas ideias são desenvolvidas a partir de uma cartografia do Oficina e de uma genealogia da cena queer e sua emergência na última década no Brasil. Elabora-se o conceito de “corpo dissidente” para falar de agenciamentos a partir das produções do teat(r)o e dos a(r)tivismos de modo a provocar um giro nas noções de subjetividade e individuação, distantes do paradigma multicultural e mais próximas ao multinaturalismo e às multiplicidades. O trabalho é amparado pela Filosofia da Diferença e aproxima conceitos dos estudos queer aos dos estudos decoloniais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation outlines a relational space encompassing the Oficina Uzyna Uzona Theater Company–founded in 1958 in the city of São Paulo–and queer artivisms, inasmuch as both their artistic productions take stands for gender and sexual disobedience, upholding political formulations verging on anarchism and the anticolonial struggle. These ideas are developed herein based on a cartography of the Oficina experience and on a genealogy of the queer scene—considering also its surfacing in Brazil along the last decade. The “dissident body” concept is formulated in order to address assemblages referred to the Company’s and artivism productions, aiming at turning over the established notions of subjectivity and individuation—by showing the incongruity of the multicultural paradigm against the sounder consistency of multinaturalism and the multiplicities. This work is based on the Philosophy of Difference, and brings together concepts from both queer and decolonial studies. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudos queer | pt_BR |
dc.subject | Teatro brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Ativismo | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Teatro Oficina | pt_BR |
dc.title | Corpo dissidente e desaprendizagem: do Teat(r)o Oficina aos a(r)tivismos queer_1 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | THURLER, Djalma | - |
dc.contributor.referees | BRITO, Marcelo Sousa | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos | pt_BR |
dc.publisher.program | Multidisciplinar em Cultura e Sociedade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Teatro | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinaridade | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCULTURA)
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