Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Rowe, Diva Ester Okazaki | - |
dc.contributor.author | Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt | - |
dc.contributor.author | Pinho, Ana Paula Moreno | - |
dc.creator | Rowe, Diva Ester Okazaki | - |
dc.creator | Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt | - |
dc.creator | Pinho, Ana Paula Moreno | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-08T19:52:07Z | - |
dc.date.available | 2018-03-08T19:52:07Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.issn | 1982-7849 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25508 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa os vínculos de comprometimento e de entrincheiramento com a carreira, desenvolvidos por professores universitários, inseridos em instituições públicas e privadas. Mais precisamente, busca identificar as relações desses vínculos com o esforço instrucional, definido como o empenho em qualificar a atividade de ensino e potenciar os resultados positivos dos discentes. A pesquisa, extensiva e de corte transversal, abrangeu 635 docentes de diferentes Estados e envolveu a aplicação de um questionário on line. Os dados foram submetidos a análises descritivas e multivariadas, por meio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 15.0. Após a análise exploratória (avaliação da normalidade, outliers, análise de linearidade e análise de multicolinearidade), foi realizada a análise da qualidade da mensuração das escalas (dimensionalidade, confiabilidade e validade das medidas) e, em seguida, houve a modelagem de equações estruturais, para identificar os impactos dos vínculos com a carreira sobre o esforço instrucional. O modelo com melhor ajuste revelou que a identidade (dimensão do comprometimento com a carreira) exerce impacto sobre o esforço instrucional em todas as suas dimensões. Foram encontradas também diferenças significativas entre IES públicas e privadas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | ANPAD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552011000600002 | pt_BR |
dc.subject | Vínculos com a carreira | pt_BR |
dc.subject | Entrincheiramento na carreira | pt_BR |
dc.subject | Comprometimento com a carreira | pt_BR |
dc.subject | Docente do ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Desempenho do docente | pt_BR |
dc.title | Comprometimento e entrincheiramento na carreira: um estudo de suas influências no esforço instrucional do docente do ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista de Administração Contemporânea | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Curitiba | pt_BR |
dc.identifier.number | v.15, n. 6, p. 973-992 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA)
|