Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Liliana | - |
dc.contributor.author | Matias, Juliana Pinheiro | - |
dc.creator | Matias, Juliana Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-12T13:48:33Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-12 | - |
dc.date.submitted | 2017-09-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25729 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: Este estudo buscou analisar como os princípios da Educação Permanente em Saúde
se manifestam na proposição e desenvolvimento dos Processos Educacionais ofertados pela
Superintendia em Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Tocantins – SVPPS/SES/TO, aos servidores municipais e estaduais de saúde do Estado do TO. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-analítico sobre o uso dos princípios da Educação Permanente em Saúde – EPS, nos processos educacionais ofertados por técnicos da SVPPS/SES/TO, aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde tocantinense – SUS/TO, através da análise de documentos oficiais. Resultado: No período de 2012 a 2015 a SVPPS/SES/TO ofertou 144 (cento e quarenta e quatro) cursos aos profissionais de saúde do Estado do TO. Desse total, 47 (quarenta e sete) cursos foram analisados. Identificamos nos processos educacionais analisados o atendimento das necessidades dos usuários através da ampliação do acesso aos serviços já instalados e/ou da instalação de novos serviços e do fomento a formação de equipes humanizadas, dialéticas e informativas. Foram capacitados em sua maioria enfermeiros e médicos, embora a grande parte dos cursos tenha tido um público-alvo multiprofissional, o que não significa, porém, que os mesmos tenham garantido a compreensão do saber/fazer das diferentes categorias profissionais envolvidas. Os cursos eram em sua maioria tecnicista, biologista, centrados no
modelo biológico do processo saúde-doença e reforçaram o modelo biomédico da assistência,
mas observamos que houve um esforço para o uso de metodologias ativas no processo de
ensino-aprendizagem, por meio da contextualização e problematização dos temas, do reconhecimento e valorização do conhecimento prévio dos educandos e uso de trabalhos em grupo. Conclusão: Para compreender os desafios que o sistema de saúde e a população tocantinenses demandam continuamente e fomentar a EPS na SVPPS/SES/TO, recomendamos a gestão a capacitação de seus técnicos sobre os princípios da EPS e as técnicas de metodologias ativas e de avaliação construtivista, bem como a construção do
Projeto Político Pedagógico interno, a criação de espaços de EPS, a valorização do
profissional e, sobretudo, a atualização dos cursos ofertados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistema Único de Saúde -SUS | pt_BR |
dc.subject | Educação Permanente em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Serviços de Saúde | pt_BR |
dc.title | Educação Permanente em Saúde na Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde do Tocantins. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.embargo.liftdate | 10000-01-01 | - |
dc.contributor.referees | Rocha, Cristianne Maria Fammer | - |
dc.contributor.referees | Mota, Clarice Santos | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.initials | ISC-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)
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