Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Winkler, Ingrid | - |
dc.contributor.author | Abreu, Júlio Cesar Andrade de | - |
dc.contributor.author | Morais, Kátia Santos de | - |
dc.contributor.author | Silva, Lindomar Pinto da | - |
dc.contributor.author | Pinho, José Antonio Gomes de | - |
dc.creator | Winkler, Ingrid | - |
dc.creator | Abreu, Júlio Cesar Andrade de | - |
dc.creator | Morais, Kátia Santos de | - |
dc.creator | Silva, Lindomar Pinto da | - |
dc.creator | Pinho, José Antonio Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-12T17:11:04Z | - |
dc.date.available | 2018-04-12T17:11:04Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.issn | 2177-6083 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25739 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do trabalho é descrever uma experiência de ensino baseada no olhar discente e docente em um projeto experimental da disciplina “Introdução à Administração”, ministrada para alunos de cursos como Engenharia, Nutrição, Direito, constituindo-se numa turma, portanto, heterogênea em sua formação. A dinâmica da disciplina é marcada pela realização de aulas-conferência, proferidas pelo professor, e aulas em microgrupos, coordenadas individualmente pelos monitores, funcionando como um processo simultâneo e complementar, a fim de possibilitar espaços mais amplos para a troca de experiências. A discussão adotou como referencial teórico os conceitos de aprendizagem significativa e interação (moreira, 1999; ausubel, 1982) e o uso de recursos estéticos para favorecimento da aprendizagem (davel et al., 2004; fischer, 2005). Valendo-se de uma pesquisa survey, o artigo analisa, quantitativa e qualitativamente, a percepção de alunos e docentes sobre o formato da experiência. Conclui-se que a heterogeneidade dos cursos de origem dos estudantes constitui um grande desafio, mas possibilita também diversas oportunidades de uma aprendizagem significativa. Este formato pode, então, servir de base para novos experimentos e colaborar com reflexões sobre a necessidade de reformulação do ensino em Administração e da própria formação de docentes em Administração, como defendem alguns autores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | ANGRAD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n1.98 | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino de administração | pt_BR |
dc.title | O processo ensino-aprendizagem em administração em condições de heterogeneidade: percepção de docentes e discentes | pt_BR |
dc.title.alternative | RAEP Administração: Ensino e Pesquisa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 13, n. 1, p. 43-75 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA)
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