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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25938
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos neuropsicológicos da exposição ao mercúrio em crianças e adolescentes da região do rio Madeira – Rondônia
Autor(es): Lima, Cassio dos Santos
Autor(es): Lima, Cassio dos Santos
Abstract: A região do rio Madeira tem altos níveis de mercúrio no solo por condições naturais e decorrente de ação humana. O mercúrio (Hg) é um metal que está presente no meio ambiente, faz parte da composição da crosta terrestre e pode ser encontrado na água, solo, sedimentos aquáticos e animais. Estudos da região do rio Madeira mostram que existe variação com relação aos níveis de mercúrio presente na carne dos peixes, sendo estes considerados uma das principais formas de alimentação para a população ribeirinha. Evidências mostram que altas concentrações de mercúrio no organismo humano podem causar uma série de consequências adversas à saúde. Nesse contexto, destacam-se os efeitos da exposição ao mercúrio para o Sistema Nervoso Central, considerando o seu potencial neurotóxico. Os estudos com crianças expostas reportam que as altas concentrações de Hg no organismo estão associadas a decréscimos em testes de inteligência, memória, atenção, processamento visuoespacial, entre outros. Objetivo: investigar a relação entre o desempenho das funções neuropsicológicas e a exposição ao mercúrio (Hg), a partir do consumo de peixe. Método: participaram desse estudo 263 crianças e adolescentes com idades entre 06 e 14 anos, da grande Porto Velho, Rondônia - Brasil. As crianças e adolescentes pertenciam às comunidades ribeirinhas e reassentadas da região do rio Madeira. Foram avaliadas as seguintes funções neuropsicológicas, com a utilização dos respectivos instrumentos: inteligência (Escala Wechsler Abreviada de Inteligência - WASI), memória operacional (Cubos de Corsi e subteste de Dígitos Span), fluência verbal e conhecimento semântico (Produzindo Palavras - NEPSY II), controle inibitório (Inibindo Respostas - NEPSY II), alternância (Teste de Trilhas) e dominância manual (Tarefa do Grooved Peg Board). Foi utilizado ainda um questionário sócio econômico, a fim de verificar as características da amostra do estudo. As crianças foram avaliadas nas suas escolas de origem, e a medida do mercúrio foi coletada através de amostras de cabelo. Os escores nas tarefas de avaliação neuropsicológica foram analisados com técnicas estatísticas não paramétricas, sendo considerados significantes os valores de p≤,05. Resultados: os participantes foram divididos em quatro grupos, a partir dos níveis de Hg no cabelo. Foram identificadas diferenças significativas entre os grupos, com relação à concentração de mercúrio, e o desempenho dos participantes nas tarefas neuropsicológicas foi comparado, considerando 9 esta divisão. Foram encontradas diferenças no desempenho dos participantes, comparando-se os quatro grupos. As análises post hoc evidenciaram que o grupo com maior concentração de Hg, quando comparado com o grupo com menor concentração, apresentou menores escores para as tarefas que avaliaram o QI Verbal, QI Estimado, memória operacional visuoespacial, conhecimento semântico e fluência verbal fonológica. A análise de correlação de Spearman reportou correlações negativas, com significância estatística entre a presença de mercúrio e o QI Verbal, QI Executivo e QI Estimado, conhecimento semântico, fluência verbal fonológica, memoria operacional visuoespacial, e positiva com o aumento de erros no teste que avaliou o controle inibitório. A análise de regressão, controlada para covariáveis, mostrou que a cada aumento de 10ug/g, são presentes os decréscimos de cerca de meio desvio padrão nos escores de QI Verbal, QI Estimado, fluência verbal fonológica e memória operacional visuoespacial. Conclusões: os resultados confirmam que as crianças estão sob efeito da exposição crônica ao Hg. Concentrações elevadas de Hg no cabelo foram associadas a um menor desempenho nas medidas neuropsicológicas. Os resultados desse estudo indicam que a exposição ambiental ao mercúrio orgânico em altos níveis, está associada aos prejuízos no desempenho neuropsicológico de crianças e adolescentes ribeirinhas e reassentadas da região do rio Madeira.
The Madeira River region has high levels of mercury in the soil, due to human action and natural issues. Mercury (Hg) is a metal that is present in the environment, is part of the composition of the earth's crust and can be found in water, soil, aquatic sediments and animals. Studies in the Madeira River region showed that there is variation in mercury levels present in fish meat, being one of the main forms of feeding for the riverine population. Evidences showed that high concentrations of mercury in a human body can cause many adverse health consequences. In this context, highlighting the effects of mercury exposure to the Central Nervous System, considering its neurotoxic potential. Studies with exposed children report that high concentrations of Hg in the body are associated with decreases in tests of intelligence, memory, attention, visuospatial processing, among others. Objective: to investigate the relationship between the performance of neuropsychological functions and exposure to the mercury (Hg) from fish consumption. Method: participated in the study, 263 children and adolescents aged between 06 and 14 years old, from the grand area of Porto Velho, Rondônia - Brazil. The children and adolescents are from riverside and resettled communities of the Madeira River region. The cognitive functions were assessed with the following instruments: intelligence (WASI), working memory (Corsi Blocking test and Span Digits), verbal fluency and semantic knowledge (Producing words - NEPSY II), inhibitory control (Inhibitiing responses - NEPSY II), cognitive flexibility (Trial Making Test) and motor function (Grooved Peg Board Task). A socioeconomic questionnaire was also used in order to verify the characteristics of the study sample. The participants were evaluated at their schools. The mercury measurement of the participants was collected through hair samples. The scores in the neuropsychological assessment tasks were analyzed using non-parametric statistical techniques, with significant values of p≤,05. Results: the participants were divided into four groups, considering the levels of Hg in the hair. Between the groups were identified meanings difrerences in relation to the concentration of hair's mercury, and the performance of the participants in neuropsychological tasks was compared considering this division. Differences were found in the performance of the participants, comparing the four groups. As post hoc analyzes showed that the group with higher Hg concentration, when 11 compared to the group with lower concentration, presented lower scores for tasks that evaluate Verbal IQ, Estimated IQ, visuospatial operational memory, semantic knowledge and phonological verbal fluency. A Spearman correlation analysis reported negative correlations, with statistical significance between mercury and Verbal IQ, Executive IQ and Estimated IQ, semantic knowledge, phonological verbal fluency, visuospatial operational memory, and positive with increased errors of inhibitory control test. A regression analysis, controlled for covariates, showed that each 10ug/g increase, are presented decrease of half standard deviation for Verbal IQ, Estimated IQ, phonological verbal fluency scores and visuospatial operational memory. Conclusions: the results confirm that children are under the effect of chronic exposure to Hg. High concentrations of Hg in hair were associated with a lower performance in neuropsychological measures. The results of this study indicate that exposure environmental to mercury from the consumption of fish, is associated to the losses in the neuropsychological performance of children and adolescents’ riverside and resettled of the Madeira River region.
Palavras-chave: Mercúrio.
Avaliação Neuropsicológica.
Neurodesenvolvimento.
CNPq: PSICOLOGIA
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25938
Data do documento: 4-Mai-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPSI)

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