https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26273
Tipo: | Dissertação |
Título: | (Re)tomando a escola: reflexões sobre educação escolar indígena entre os Pataxó Hãhãhãe |
Autor(es): | Belo, Ivan Dutra |
Autor(es): | Belo, Ivan Dutra |
Abstract: | Esta dissertação trata da educação escolar indígena, tendo como foco de análise a experiência da comunidade Pataxó Hãhãhãe, localizada na porção sul do Estado da Bahia. Reconhecido na Constituição Federal de 1988, o direito dos povos indígenas à sua reprodução cultural fez a escola dispensada aos povos indígenas virar alvo de debate e tem se constituído como tema de significativa discussão na Antropologia. Este trabalho tem como foco a análise da característica central deste processo de educação formal voltado aos povos indígenas: a interculturalidade. Para tanto, são abordados os temas da história da escolarização e seu contato com os povos indígenas no Brasil, bem como a discussão conceitual sobre a interculturalidade, no âmbito da literatura antropológica, e as experiências destes povos com a escola. O argumento defendido aqui é que os múltiplos processos de apropriação intercultural da escola pelos povos indígenas, são estruturados pelas relações históricas de poder e dominação. Posta tal premissa, a análise da experiência histórica dos Pataxó Hãhãhãe com a escola, busca registrar novos dados ao debate antropológico em torno do tema, bem como contribuir com a discussão do mesmo. |
Palavras-chave: | Índios Pataxó Educação Índios Hãhãhãe Educação Antropologia Escolas indígenas |
CNPq: | Antropologia Educação |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | PPGA/UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Antropologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26273 |
Data do documento: | 29-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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