Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Catrini, Melissa | - |
dc.contributor.author | Reis, Ângela Moreira | - |
dc.creator | Reis, Ângela Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-06T15:03:14Z | - |
dc.date.available | 2018-07-06T15:03:14Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26327 | - |
dc.description.abstract | Analisar a relação entre prematuridade e possíveis prejuízos na aquisição de linguagem, bem como suas consequências para o desenvolvimento global da criança. Além disso, realizar uma reflexão a respeito dos critérios que norteiam o acompanhamento desse aspecto do desenvolvimento infantil.
Método: Foram selecionados nove registros do acompanhamento fonoaudiológico de crianças nascidas pré-termo, de ambos os sexos, realizados no Programa de Follow-Up de uma maternidade de Salvador/ BA, entre os anos de 2010 e 2013. As informações concernentes aos aspectos linguísticos do desenvolvimento foram analisadas qualitativamente considerando os referenciais teóricos consagrados pelo campo de estudos da aquisição de linguagem que exercem influência sobre a clínica fonoaudiológica.
Resultados: Conclui-se que os conceitos clínicos utilizados pelos profissionais baseiam-se em uma perspectiva evolutiva, de desenvolvimento gradual da linguagem, a qual é fundamentada em referenciais teóricos da psicolinguística de cunho cognitivista.
Conclusão: O modelo diagnóstico-fonoaudiológico é muitas vezes conduzido pelo formato da prática clínica médica, causalista e classificatório, no qual a língua não é pensada como tendo uma ordem própria e irredutível a leis de outros domínios e não há um compromisso com a singularidade da fala.
Quando se fala em prematuridade o que se destaca na literatura especializada são as adversidades e consequências orgânicas que marcam e/ou podem vir a marcar o corpo da criança. O que fica em aberto, são os efeitos que esse corpo afetado pode provocar no olhar do outro, que é a mola propulsora do desenvolvimento infantil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alto Risco Neonatal | pt_BR |
dc.subject | Atraso de Linguagem | pt_BR |
dc.title | Atraso de linguagem e “alto risco neonatal”: Uma correlação positiva? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Instituto de Ciência da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | ICS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)
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