Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Magalhães, Luíz César Marques | - |
dc.contributor.author | Gallo, Priscila Maria | - |
dc.creator | Gallo, Priscila Maria | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-10T11:10:14Z | - |
dc.date.available | 2018-07-10T11:10:14Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-10 | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26342 | - |
dc.description.abstract | A cultura musical da capoeira apresenta processos que envolvem narrativas e personagens, que, através da transmissão oral, permitem que uma tradição perpasse décadas e permaneça através das gerações, usando procedimentos como observação, imitação, repetição, correção e erro, que caracterizam tais ambientes de educação. Esta tese é fruto de uma pesquisa em Educação Musical vinculada ao Programa de PósGraduação da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, PPGMUS UFBA, e tem como personagem principal Mestre João Pequeno de Pastinha. Mais especificamente está ligada à subárea educação musical em ambientes sócioculturais de transmissão e tradição oral de ensino, é um estudo de caso qualitativo e descritivo de práticas musicais de capoeira angola na Academia de João Pequeno de Pastinha, localizada no Centro Histórico de Salvador, BA. O objetivo foi identificar, sistematizar e analisar os processos de ensinar e aprender música neste ambiente. Os dados, colhidos entre 2013 e 2016, foram extraídos de publicações acadêmicas sobre capoeira e educação; pesquisa de campo, com entrevistas direcionadas a um ex-aluno do Centro Esportivo de Capoeira Angola, CECA, fundado por Mestre Pastinha, e a mestres, contramestres, discípulos e familiares de Mestre João Pequeno. Mesmo depois do seu falecimento em 2011, este continua uma das principais referências da capoeira angola, com filiações de seu trabalho em todo o Brasil, países da Europa e América do Norte. O texto traz primeiramente uma abordagem crítico/histórica sobre as representações sociais desta prática popular afro-brasileira originalmente marginal, mas que se tornou patrimônio da humanidade e instrumento pedagógico, com possibilidades de utilização em disciplinas escolares, entre elas, a educação musical. Em seguida, o trabalho apresenta uma descrição dos procedimentos de ensino e aprendizagem de música utilizados nesta capoeira. A análise sugere que os valores de cooperação, respeito e autonomia, presentes nesta prática musical, contrapõem-se a valores de padronização e às relações de dominação tão impregnadas na escola tradicional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Musica - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Capoeira angola | pt_BR |
dc.title | Música, cultura e educação na capoeira de Mestre João Pequeno de Pastinha | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Chada, Sonia Maria Moraes | - |
dc.contributor.referees | Abib, Pedro Rodolpho Jungers | - |
dc.contributor.referees | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos | - |
dc.contributor.referees | Candusso, Flávia Maria Chiara | - |
dc.publisher.departament | Escola de Música da UFBA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGMUS | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes/Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
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