Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMagalhães, Luíz César Marques-
dc.contributor.authorGallo, Priscila Maria-
dc.creatorGallo, Priscila Maria-
dc.date.accessioned2018-07-10T11:10:14Z-
dc.date.available2018-07-10T11:10:14Z-
dc.date.issued2018-07-10-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26342-
dc.description.abstractA cultura musical da capoeira apresenta processos que envolvem narrativas e personagens, que, através da transmissão oral, permitem que uma tradição perpasse décadas e permaneça através das gerações, usando procedimentos como observação, imitação, repetição, correção e erro, que caracterizam tais ambientes de educação. Esta tese é fruto de uma pesquisa em Educação Musical vinculada ao Programa de PósGraduação da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, PPGMUS UFBA, e tem como personagem principal Mestre João Pequeno de Pastinha. Mais especificamente está ligada à subárea educação musical em ambientes sócioculturais de transmissão e tradição oral de ensino, é um estudo de caso qualitativo e descritivo de práticas musicais de capoeira angola na Academia de João Pequeno de Pastinha, localizada no Centro Histórico de Salvador, BA. O objetivo foi identificar, sistematizar e analisar os processos de ensinar e aprender música neste ambiente. Os dados, colhidos entre 2013 e 2016, foram extraídos de publicações acadêmicas sobre capoeira e educação; pesquisa de campo, com entrevistas direcionadas a um ex-aluno do Centro Esportivo de Capoeira Angola, CECA, fundado por Mestre Pastinha, e a mestres, contramestres, discípulos e familiares de Mestre João Pequeno. Mesmo depois do seu falecimento em 2011, este continua uma das principais referências da capoeira angola, com filiações de seu trabalho em todo o Brasil, países da Europa e América do Norte. O texto traz primeiramente uma abordagem crítico/histórica sobre as representações sociais desta prática popular afro-brasileira originalmente marginal, mas que se tornou patrimônio da humanidade e instrumento pedagógico, com possibilidades de utilização em disciplinas escolares, entre elas, a educação musical. Em seguida, o trabalho apresenta uma descrição dos procedimentos de ensino e aprendizagem de música utilizados nesta capoeira. A análise sugere que os valores de cooperação, respeito e autonomia, presentes nesta prática musical, contrapõem-se a valores de padronização e às relações de dominação tão impregnadas na escola tradicional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusica - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCapoeira angolapt_BR
dc.titleMúsica, cultura e educação na capoeira de Mestre João Pequeno de Pastinhapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesChada, Sonia Maria Moraes-
dc.contributor.refereesAbib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.contributor.refereesTourinho, Ana Cristina Gama dos Santos-
dc.contributor.refereesCandusso, Flávia Maria Chiara-
dc.publisher.departamentEscola de Música da UFBApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsPPGMUSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes/Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE GALLO VERSÃO FINAL.pdf3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.