Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Elaine Cristina de | - |
dc.contributor.author | Santos, Vinicius Santana | - |
dc.creator | Santos, Vinicius Santana | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-10T17:32:27Z | - |
dc.date.available | 2018-07-10T17:32:27Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-10 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26370 | - |
dc.description.abstract | Em 2007 o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação instituem o Programa Saúde na
Escola, política pública que tem por proposta contribuir para a formação integral dos estudantes
através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Na literatura boa parte dos estudos
procura investigar as percepções de profissionais das equipes de saúde e professores sobre o
programa, em contraponto poucas pesquisas com os gestores são encontradas. Este estudo tem
como objetivo analisar o ponto de vista dos gestores sobre o processo de organização da gestão e
o desenvolvimento das ações deste programa na Bahia, através da caracterização do processo de
organização da gestão e da investigação das dificuldades e potencialidades para a realização das
ações no estado. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de 05 sujeitos
que fazem parte do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do Programa Saúde na Escola nos
anos de 2013, 2014 e 2015, e que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os
dados foram coletados por meio de roteiro de entrevista semi-estruturada. A partir do estudo foi
possível identificar que o grupo de gestores do estado tem conseguido se organizar de acordo
com o que é preconizado pelas diretrizes normativas do programa, e mesmo enfrentando
dificuldades de financiamento tem conseguido realizar seu trabalho dentro do que é proposto.
Também foi possível identificar que os fatores que dificultam a realização das ações estão
relacionados à desarticulação dos gestores municipais, dificuldade em se trabalhar com aspectos
da promoção e prevenção nos territórios e entrada no espaço escolar pelo setor saúde, e que os
fatores que potencializam a realização das ações no estado têm relação direta com a boa
articulação dentro do próprio grupo. Fazem-se necessários mais estudos que possam esclarecer
como está ocorrendo o processo de organização e trabalho dos grupos em todos os níveis. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Saúde na Escola | pt_BR |
dc.subject | Articulação intersetorial | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O Programa Saúde na Escola: percepção do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do programa na Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE | pt_BR |
dc.publisher.departament | Curso de Graduação em Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | ICS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS DA SAÚDE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)
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