Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Marcus Vinicius Borges | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Isabela Vinhas | - |
dc.creator | Nascimento, Isabela Vinhas | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-10T18:04:44Z | - |
dc.date.available | 2018-07-10T18:04:44Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-10 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26383 | - |
dc.description.abstract | O Autismo, atualmente denominado como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição que intriga diversos estudiosos e pesquisadores, desde os primeiros relatos realizados por Kanner e Asperger na década de 40. Dado que as principais características recaem sobre a dificuldade de interação, este estudo parte da análise de um caso clínico de um sujeito autista como objetivo de compreender o modo singular como o sujeito e seu interlocutor se situam na interação dialógica. O sujeito da pesquisa é um garoto de 7 anos de idade que teve diagnóstico de autismo leve aos dois anos de idade, e esteve em atendimento no Centro Docente Assistencial de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia. Os recortes dialógicos presentes no prontuário de atendimento foram estudados a partir de uma perspectiva teórica de caráter bakhtiniano que elege o enunciado, sempre situado historicamente, como unidade de análise. A partir da análise dos dados foi possível ver uma criança que, dentro de suas condições, assume o papel de sujeito, entendendo que este está totalmente imerso na linguagem e que, portanto, mobiliza diferentes recursos linguísticos para atingir seu intuito discursivo. Por fim, este estudo propõe um reposicionamento na forma como a Fonoaudiologia tem tradicionalmente olhado sobre sujeito autista, não como dado ou pronto, mas singular, pleno de possibilidades e potencialidades. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | Linguagem e autismo: reflexões a partir de um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE | pt_BR |
dc.publisher.departament | Curso de Graduação em Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | ICS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS DA SAÚDE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)
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