Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Elaine Cristina de | - |
dc.contributor.author | Silva, Hanna Moitinho Freire Queiroz da | - |
dc.creator | Silva, Hanna Moitinho Freire Queiroz da | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-10T18:49:42Z | - |
dc.date.available | 2018-07-10T18:49:42Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-10 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26403 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo identificar e caracterizar as dificuldades de leitura e escrita de uma criança em atendimento fonoaudiológico que apresenta queixa escolar, e ainda, compreender a relação entre tais dificuldades e sua história de fracasso escolar. Essa pesquisa trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo e retrospectivo, realizada com os dados secundários do prontuário de uma criança, com queixa escolar, atendida no Centro Docente Assistencial em Fonoaudiologia, no Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Bahia. A partir de uma perspectiva teórica linguístico-discursiva, a análise de dados permitiu perceber que o processo terapêutico da criança perpassou por olhares de diversos atores, pautados direta e indiretamente em perspectivas medicalizantes e não-medicalizantes. Ao longo do processo terapêutico, ressignificar o olhar medicalizante voltado para as dificuldades de leitura e escrita teve e tem efeitos importantes sobre o terapeuta da linguagem e sua atuação no contexto clínico e educacional e sobre a família. A realização desta pesquisa pôde trazer contribuições para que a clínica fonoaudiológica repense a natureza do fracasso escolar em crianças em processo de aquisição da escrita no que se refere as suas práticas hegemônicas, por vezes, medicalizantes e que atuam no sentido de reforçar a produção do fracasso escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | Quando as dificuldades de leitura e escrita e o fracasso escolar se encontram | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Souza, Mayara Pinheiro de | - |
dc.publisher.departament | INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE | pt_BR |
dc.publisher.departament | Curso de Graduação em Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | ICS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS DA SAÚDE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)
|