Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Masson, Maria Lúcia Vaz | - |
dc.contributor.author | Paula, Leilane Gomes Santos de | - |
dc.creator | Paula, Leilane Gomes Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-10T18:53:04Z | - |
dc.date.available | 2018-07-10T18:53:04Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-10 | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26404 | - |
dc.description.abstract | Distúrbios de voz relacionados ao trabalho são causas de afastamentos frequente em docentes. Esse problema não traz apenas prejuízos econômicos a esses trabalhadores, são acompanhados também de prejuízos emocionais, psicológicos e sociais. Tendo em vista o quadro atual da situação de voz dos professores e o crescente número de afastamentos por distúrbios da voz, esse estudo tem por objetivo levantar as estratégias que vem sendo utilizadas para intervenção vocal junto a docentes. Para tal, foram analisados estudos de intervenção realizados com essa população. Conclui-se que as intervenções que vem sendo aplicadas trazem resultados positivos, principalmente no âmbito de conhecimento do uso da voz como instrumento de trabalho, mesmo que ainda hajam poucos estudos relacionados ao tema, principalmente no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Voz | pt_BR |
dc.subject | Disfonia | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Treinamento da Voz | pt_BR |
dc.subject | Saúde do Trabalhador | pt_BR |
dc.title | Levantamento de estudos de intervenção vocal junto a professores: revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Instituto de Ciências da Saúde. Curso de Graduação em Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | ICS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)
|