Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26431
Tipo: Tese
Título: Impressões Monistas: construindo percursos entre arte e espiritualidade
Autor(es): Portela, Antonio Carlos de Almeida
Autor(es): Portela, Antonio Carlos de Almeida
Abstract: A pesquisa de tese Impressões Monistas: construindo percursos entre arte e espiritualidade investiga a relação entre arte e espiritualidade no próprio processo criativo, a partir do conceito ‘impressões’. Novas proposições artísticas foram desenvolvidas para justapor linguagens contemporâneas com acepções e procedimentos da ação de imprimir, extrapolando sentidos técnicos e semânticos básicos da sua origem. Trata-se, pois, de uma pesquisa em artes visuais, que teve como meta cruzar a produção artística pessoal com estudos teóricos, escritos de/sobre artistas e referenciais da metafísica para compreender como a espiritualidade se manifesta pela operacionalidade de conceitos e a conceitualização de procedimentos na instauração das obras. A partir de uma retrospectiva artística, a tese revisa e atualiza conceitos desta trajetória para em seguida apresentar e contextualizar os princípios de ‘impressões’, ‘monismo’, ‘espiritualidade’ e ‘experiência’ no ciclo criativo atual. Na sequência da análise, a série de obras realizada durante o doutorado e para as exposições Palavras Ressonantes e DeZSmandamentos serve de objeto de observação e reflexão dos procedimentos técnicos-operatórios. Objetos, gravuras, imagens, materiais, substâncias e elementos presentes nas instalações, instaurações e performances conformam a poética das ‘impressões’, sob a fusão arte-vida do processo espiritual.
The thesis Monistic Impressions: building paths between art and spirituality investigates the relationship between art and spirituality in the creative process, from 'impressions' concept. New artistic propositions were developed to juxtapose contemporary languages with meanings and procedures of printing, extrapolating basic technical and semantic meanings about their origin. It is, therefore, a research in visual arts, which goal was to cross personal artistic production with theoretical studies, writings from/about artists and metaphysical references to understand how spirituality manifests itself through the realization of concepts and the conceptualization of procedures for setting up the artworks. From an artistic retrospective, the thesis revises and updates concepts of this pathway until now and contextualizes the principles of 'impressions', 'monism', 'spirituality' and 'experience' in the current creative cycle. Following this analysis, the series of artworks carried out during the doctorate and for the expositions Palavras Ressonantes (Resonant Words) and Dezsmandamentos (Ten/Tin Commandments) served as an object of observation and reflection of the technical-operative procedures. Objects, printmakings, images, materials, substances and elements present on installations, instaurations and performances are in line with the poetics of 'impressions', under the art-life fusion of the spiritual process.
Palavras-chave: Poética visual
Processo criativo
Impressões
Espiritualidade
Arte-vida
CNPq: 8.03.00.00-6 Artes
8.03.02.00-9 Artes Plásticas Artes Plásticas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM ARTES VISUIAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26431
Data do documento: 10-Jul-2018
Aparece nas coleções:Tese (PPGAV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_repositorio-compressed.pdf4,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.