Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Begrow, Desirée De Vit | - |
dc.contributor.author | Barreto, Bianca Bogarin | - |
dc.creator | Barreto, Bianca Bogarin | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-11T19:50:55Z | - |
dc.date.available | 2018-07-11T19:50:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-11 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26517 | - |
dc.description.abstract | A narrativa surge naturalmente durante o processo de desenvolvimento da linguagem, na interação entre a criança e a família durante os diálogos e relatos cotidianos. Para crianças surdas, filhas de pais ouvintes, essa interação é prejudicada pela falta de acesso à língua de seus familiares, levando, muitas vezes, a um contato tardio com a Língua de Sinais. Este estudo buscou observar e compreender o discurso narrativo de duas crianças surdas, filhas de pais ouvintes, que entraram em contato com a Língua de Sinais tardiamente. Para isto, foi realizado um encontro com estas crianças, e apresentada uma história em vídeo, que após exibida deveria ser recontada em Língua de Sinais. A criança mais velha, em uso dessa língua há mais tempo e de forma mais frequente, apresentou uma narrativa bem construída, fazendo bastante uso da Língua de Sinais. A mais nova, entretanto, demonstrou um vocabulário reduzido, fazendo mais uso de mímicas para reproduzir as ações dos personagens enquanto acompanhava a história. Os resultados demonstraram como o contato tardio e não frequente com a Língua de Sinais compromete o desenvolvimento da linguagem da criança surda, implicando em dificuldades para contar histórias e relatar acontecimentos passados. É fundamental o contato com pessoa fluente em Língua de Sinais desde cedo e que as famílias destas crianças, principalmente os pais, busquem se apropriar desta língua, possibilitando o seu uso no ambiente doméstico em todas as interações com a criança, para que ela possa significar a língua e utilizá-la adequadamente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento da narrativa na criança surda | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE | pt_BR |
dc.publisher.departament | Curso de Graduação em Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | ICS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)
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