Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Moura, Débora | - |
dc.contributor.author | Arce, Vladimir Andrei Rodrigues | - |
dc.creator | Moura, Débora | - |
dc.creator | Arce, Vladimir Andrei Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-11T20:34:05Z | - |
dc.date.available | 2018-07-11T20:34:05Z | - |
dc.date.issued | 2016-03 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, D. ; ARCE, V.A.R. . Atenção Primária à Saúde: concepções e práticas de docentes fonoaudiólogos. Distúrbios da Comunicação, v. 28, p. 130-141, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-2724 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26525 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: Analisar as concepções dos docentes dos Cursos de Fonoaudiologia da Bahia sobre Atenção Primária à Saúde (APS) e investigar suas práticas pedagógicas relacionadas ao tema. Métodos: estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e análise dos currículos. A análise de conteúdo ocorreu a partir de categorias pré-definidas e categorias que emergiram das respostas coletadas. Resultados: de maneira geral, o estudo mostrou que os sujeitos têm pouco tempo de docência em Saúde Coletiva (SC), com formação acadêmico-profissional apresentando restrita relação com a área, quando comparada às áreas clínicas especializadas, podendo ocasionar dificuldades no desenvolvimento de práticas na APS. Apresentaram fragilidades quanto à concepção da APS, abordando com maior frequência os atributos, acesso e integralidade em detrimento da longitudinalidade e coordenação do cuidado, sugestivo da necessidade de maior aproximação da Fonoaudiologia à APS. Quanto à prática docente, percebeu-se um diálogo inconsistente das ações com os atributos da APS. Conclusões: há desafios quanto ao ensino da APS referentes às concepções e práticas pedagógicas nos cursos de Fonoaudiologia da Bahia. Observa-se fragilidade na apropriação teórica e pedagógica para a efetivação de mudanças no processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | PUC SP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento de pessoal | pt_BR |
dc.subject | atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.subject | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
dc.title | Atenção primária à saúde: concepções e práticas de docentes fonoaudiólogos | pt_BR |
dc.title.alternative | DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | São Paulo | pt_BR |
dc.identifier.number | v.28, n.1 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ICS)
|