Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Débora-
dc.contributor.authorArce, Vladimir Andrei Rodrigues-
dc.creatorMoura, Débora-
dc.creatorArce, Vladimir Andrei Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-07-11T20:34:05Z-
dc.date.available2018-07-11T20:34:05Z-
dc.date.issued2016-03-
dc.identifier.citationMOURA, D. ; ARCE, V.A.R. . Atenção Primária à Saúde: concepções e práticas de docentes fonoaudiólogos. Distúrbios da Comunicação, v. 28, p. 130-141, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2176-2724-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26525-
dc.description.abstractObjetivo: Analisar as concepções dos docentes dos Cursos de Fonoaudiologia da Bahia sobre Atenção Primária à Saúde (APS) e investigar suas práticas pedagógicas relacionadas ao tema. Métodos: estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e análise dos currículos. A análise de conteúdo ocorreu a partir de categorias pré-definidas e categorias que emergiram das respostas coletadas. Resultados: de maneira geral, o estudo mostrou que os sujeitos têm pouco tempo de docência em Saúde Coletiva (SC), com formação acadêmico-profissional apresentando restrita relação com a área, quando comparada às áreas clínicas especializadas, podendo ocasionar dificuldades no desenvolvimento de práticas na APS. Apresentaram fragilidades quanto à concepção da APS, abordando com maior frequência os atributos, acesso e integralidade em detrimento da longitudinalidade e coordenação do cuidado, sugestivo da necessidade de maior aproximação da Fonoaudiologia à APS. Quanto à prática docente, percebeu-se um diálogo inconsistente das ações com os atributos da APS. Conclusões: há desafios quanto ao ensino da APS referentes às concepções e práticas pedagógicas nos cursos de Fonoaudiologia da Bahia. Observa-se fragilidade na apropriação teórica e pedagógica para a efetivação de mudanças no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPUC SPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectdesenvolvimento de pessoalpt_BR
dc.subjectatenção primária à saúdept_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.titleAtenção primária à saúde: concepções e práticas de docentes fonoaudiólogospt_BR
dc.title.alternativeDISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃOpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.identifier.numberv.28, n.1pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atenção primária à saúde Concepções e práticas de docentes fonoaudiólogos.pdf442,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.