Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Telles, Maurício Wiering Pinto | - |
dc.contributor.author | Arce, Vladimir Andrei Rodrigues | - |
dc.creator | Telles, Maurício Wiering Pinto | - |
dc.creator | Arce, Vladimir Andrei Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-11T20:57:32Z | - |
dc.date.available | 2018-07-11T20:57:32Z | - |
dc.date.issued | 2015-05 | - |
dc.identifier.citation | TELLES, M. W. P. ; ARCE, Vladimir . Formação e PET-Saúde: experiências de estudantes de fonoaudiologia na Bahia. Revista CEFAC (Online), v. 17, p. 695-706, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-1846 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26529 | - |
dc.description.abstract | OBJETIVO:
compreender as concepções de formação dos estudantes de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia que participam ou participaram do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, e discutir as percepções sobre as potencialidades e limites do programa para a formação.
MÉTODOS:
pesquisa qualitativa, com dados produzidos a partir de grupo focal. Os estudantes foram divididos em 2 grupos, tendo 6 participantes em um e 4 em outro, totalizando 10 sujeitos.
RESULTADOS:
as concepções de formação evidenciadas foram: aprendizagem por meio da relação entre teoria e prática, processo permanente de aprendizagem e reflexão das experiências. Sobre as potencialidades do Programa, os estudantes trouxeram o reconhecimento das necessidades em saúde, vivência de novas práticas de aprendizagem, significação da integralidade e trabalho em equipe e interdisciplinar. Referente aos limites, os estudantes expuseram a precarização do sistema de saúde do município, baixa participação dos preceptores, incompatibilidade dos horários e relações conflituosas com os profissionais que não participavam/ participam do Programa.
CONCLUSÃO:
os sujeitos compreendem a formação como algo que vai além do saber técnico e científico. Nas potencialidades, destaca-se a importância de serem criados espaços na universidade para o trabalho interdisciplinar e para vivência de novas práticas de aprendizagem. Sobre os limites, a precarização do sistema de saúde interfere diretamente na aprendizagem do estudante, com prejuízo nas ações. Diante disto, restringir as práticas do Programa somente à inserção do estudante no serviço não garante a reorientação da formação, reforçando a necessidade de consolidar as reformas curriculares e de fortalecer a articulação entre ensino-serviço. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | ABRAMO | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620159514 | pt_BR |
dc.subject | Recursos Humanos em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Saúde Pública | pt_BR |
dc.subject | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
dc.title | Formação e PET-Saúde: experiências de estudantes de fonoaudiologia na Bahia | pt_BR |
dc.title.alternative | CEFAC | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | São Paulo | pt_BR |
dc.identifier.number | v.17, n.3 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ICS)
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