https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26575
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Elaine Cristina de | - |
dc.contributor.author | Pinto, Samantha Sena | - |
dc.creator | Pinto, Samantha Sena | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-16T14:45:09Z | - |
dc.date.available | 2018-07-16T14:45:09Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-16 | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26575 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo identificar e caracterizar as principais ações do fonoaudiólogo no espaço da educação infantil. Trata-se de estudo de revisão bibliográfica, realizado a partir da análise de publicações nas bases de dados Scielo, Capes e BVS no período de 2007 a 2015. Os descritores utilizados para a busca foram “Fonoaudiologia” e “Educação Infantil”. Foram encontrados 132 estudos e analisados com base em critérios de elegibilidade e selecionados um total de 7 estudos, nos quais foram desenvolvidas intervenções fonoaudiológica no espaço da educação infantil. Foram analisadas as seguintes categorias: ações, temas e aspectos metodológicos dos estudos como o público-alvo, a faixa etária das crianças e ano de publicação. As ações mais priorizadas foram as oficinas, já as temáticas: fonoaudiologia, saúde vocal e desenvolvimento da linguagem e fala. As intervenções foram realizadas prioritariamente com professores, seguidas crianças na faixa etárias de cinco e seis anos. A maioria dos estudos foi publicada em 2011. Assim torna-se essencial que mais intervenções fonoaudiológicas sejam realizadas na educação, especificamente na educação infantil, e que estes estudos sejam efetivamente publicados de forma a ampliar o olhar para as diversas possibilidades da atuação do fonoaudiólogo no espaço da educação infantil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | As intervenções do fonoaudiólogo no âmbito educacional: Perspectivas para a educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Instituto de Ciência da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | ICS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.