Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Paixão, Roberto Brazileiro | - |
dc.contributor.author | Melo, Daniel Reis Armond de | - |
dc.contributor.author | Souza-Silva, Jader Cristino de | - |
dc.contributor.author | Cerquinho, Kleomara Gomes | - |
dc.creator | Paixão, Roberto Brazileiro | - |
dc.creator | Melo, Daniel Reis Armond de | - |
dc.creator | Souza-Silva, Jader Cristino de | - |
dc.creator | Cerquinho, Kleomara Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-06T17:38:35Z | - |
dc.date.available | 2018-08-06T17:38:35Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.issn | 1984-6142 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26860 | - |
dc.description.abstract | Tem-se observado em muitas pesquisas que o assédio moral do aluno para com o professor tem sido incrementado com o processo de mercantilização do ensino superior. Tal processo insere-se num cenário de desvalorização da figura do professor e de exaltação da concepção do aluno-cliente. Nesse sentido, abre-se espaço para práticas de assédio moral na relação aluno-professor. O propósito neste artigo é compreender por que acontece o assédio moral no vetor aluno-professor e o que pode ser feito para que esse comportamento seja evitado. Para cumprir o objetivo da investigação, foram coletados e analisados, pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC) de caráter qualiquantitativo, os depoimentos provenientes de 51 questionários respondidos por professores universitários. A análise das respostas dos professores universitários às questões de pesquisa oferece uma percepção do por quê da ocorrência do assédio moral aluno-professor na visão dos pesquisados, os quais identificam motivos que vão desde valores sociais não apreendidos até a mercantilização do ensino. A partir das respostas, verificam-se possibilidades de ação que apontam prioritariamente a discussão institucional como meio de suporte à vítima e como alicerce para ações preventivas, dentre outras atitudes individuais que influenciam positivamente esse tipo de assédio, e mesmo a disputa judicial como última instância para a solução do problema. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | USP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.5700/rausp1103 | pt_BR |
dc.subject | Assédio moral | pt_BR |
dc.subject | Professores universitários | pt_BR |
dc.subject | Mercantilização do ensino superior | pt_BR |
dc.title | Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em administração sobre o assédio moral | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | São Paulo | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 48, n. 3, p. 516-529 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA)
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