https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2688
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Brincadeiras de faz-de-conta em crianças autistas: limites e possibilidades numa perspectiva evolucionista |
Título(s) alternativo(s): | Estudos de Psicologia (Natal) |
Autor(es): | Fiaes, Carla Silva Bichara, Ilka Dias |
Autor(es): | Fiaes, Carla Silva Bichara, Ilka Dias |
Abstract: | A constatação da presença universal da brincadeira na infância sugere que tal comportamento deva ter grande valor adaptativo para a espécie. Apesar de universal, a brincadeira sofre interferência do estado desenvolvimental do indivíduo. Crianças com autismo, por exemplo, apresentam dificuldades no brincar, o que nos leva a questionamentos sobre a natureza da sua brincadeira simbólica, se todo faz-de-conta necessariamente inclui teoria da mente e porque um fenômeno considerado universal surge de modo tão atípico no autismo. O artigo discute essas questões à luz da psicologia evolucionista, ilustrando relatos de brincadeiras espontâneas de crianças autistas coletados em instituições educacionais na cidade de Salvador (BA). Os resultados sugerem que os episódios de faz-de-conta envolvem freqüentemente a presença de objetos como apoio para o desenvolvimento da brincadeira. Tal fato está em acordo com a descrição de alguns autores sobre o desenvolvimento do faz-de-conta, com seu início mais sustentado por objetos e independente de metarepresentação. |
Palavras-chave: | brincadeira autismo psicologia evolucionista teoria da mente play autism evolutionary psychology theory of mind |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2688 |
Data do documento: | Set-2009 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
a07v14n3.pdf | 431,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.