Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Isabela Lacerda dos-
dc.contributor.authorLadeira, Rodrigo-
dc.contributor.authorMarques, Erica Ferreira-
dc.creatorSantos, Isabela Lacerda dos-
dc.creatorLadeira, Rodrigo-
dc.creatorMarques, Erica Ferreira-
dc.date.accessioned2018-08-07T18:24:32Z-
dc.date.available2018-08-07T18:24:32Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn2177-5184-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26902-
dc.description.abstractEstimulado pelo aumento do poder de compra da população afrodescendente no Brasil, o mercado vem se preparando para esse grupo de consumidores. Em parâmetros atuais, na capital baiana, 12% da população possui renda acima de dez salários mínimos. Os afrodescendentes representam apenas 1,7% desse universo; a cor da pele é apontada em estudos contemporâneos internacionais como elemento que exerce uma influência predominante na segmentação em outros países. O objetivo geral deste trabalho é analisar a questão da etnia como critério de segmentação do mercado soteropolitano e, de forma secundária, estudar a existência de um comportamento de consumo específico que pode ser encontrada nesse grupo de consumidores. Para tal, uma amostra probabilística de 400 consumidores foi utilizada e, a partir dela, os hábitos de consumo dos consumidores de Salvador foram analisados. O estudo identificou que a etnia é responsável pela diferenciação de comportamento relativamente a relacionamento dentro dos grupos de influência, demonstrando que negros preferem se relacionar com pessoas da mesma raça; e, nos motivos que influenciam o momento da compra, aponta que os afrodescendentes são mais sensíveis a preço e liquidações, enquanto, os brancos, a modismo e tendências.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Nove de Julho - Uninovept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source10.5585/remark.v9i1.2155pt_BR
dc.subjectAfrodescendênciapt_BR
dc.subjectSegmentaçãopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleRaça, segmentação, estudos internacionais e o contexto de uma cidade de afrodescendentes: um estudo em Salvador – BApt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.identifier.numberv. 9, n. 1, p. 151-176pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raça, segmentação, estudos internacionais e o contexto de uma cidade de afrodescendentes um estudo em Salvador – BA.pdf328,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.