Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Lordelo, Eulina da Rocha | - |
dc.creator | Lordelo, Eulina da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2011-09-12T19:07:23Z | - |
dc.date.available | 2011-09-12T19:07:23Z | - |
dc.date.issued | 2002-07 | - |
dc.identifier.issn | 1413-294X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2694 | - |
dc.description | p.343-350 | pt_BR |
dc.description.abstract | Visando descrever e comparar os níveis de interação em ambientes doméstico e de creche, incluindo diferentes indicadores de interação, o estudo observou 148 crianças em situação de brinquedo livre, 58 em creches e 90 em ambiente doméstico, de nível sócio econômico baixo e médio. As observações foram filmadas e segmentadas em 30 intervalos de 10 segundos, registrando-se as interações com adultos e outras crianças. Os resultados encontrados sugerem que casa e creche são diferentes quanto às oportunidades de interação, a casa favorecendo mais interações corporais, uma diferença não encontrada nas interações verbais. O conceito de interação, em sua relação com um quadro teórico de referência, emerge como crucial nesse estudo. Os resultados encontrados sugerem que os estudos na área problematizem os critérios de interação adotados, no sentido de buscar uma descrição mais abrangente do ambiente de desenvolvimento, em que o papel da cultura seja equacionado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Responsividade | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Interaction | pt_BR |
dc.subject | Responsiveness | pt_BR |
dc.subject | Development environment | pt_BR |
dc.title | Interação social e responsividade em ambientes doméstico e de creche: cultura e desenvolvimento | pt_BR |
dc.title.alternative | Estudos de Psicologia (Natal) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Natal | pt_BR |
dc.identifier.number | 7(2):343-350 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IPS)
|