Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Grebler, Maria Albertina Silva | - |
dc.contributor.author | Henckes, Leonel | - |
dc.creator | Henckes, Leonel | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-14T11:09:51Z | - |
dc.date.available | 2018-08-14T11:09:51Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2015-05-11 | - |
dc.identifier.other | 792028 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26951 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa parte de um estudo do conceito-procedimento contato em Jerzy Grotowski (1933 - 1999) como chave dos processo criativos e pedagógicos desenvolvidos através do Sistema de Ações Físicas pela via da Organicidade. Tanto contato quanto organicidade são noções que provocaram transformações radicais no percurso criativo e investigativo de Grotowski. Interessava saber se ele poderia se configurar como noção chave para a operacionalização do sistema e dos processos criativos pautados na diretriz ética e poética da organicidade. O estudo do contato levou a necessidade de retornar a Konstantin Stanislavski (1863 - 1938) e empreender um estudo mais aprofundado da noção de organicidade que acabou resultando na identificação de um perfil de ator denominado ator da organicidade. Através da etnografia como metodologia e usando a metáfora da viagem, empreendeu-se uma jornada por teorias e práticas (do pesquisador e de outros artistas) a fim de desenhar o modo de atuação e precisar as características da técnica do ator da organicidade. Ampliou-se o raio de alcance do estudo para o teatro de hoje (contemporâneo), a partir do trabalho de dois diretores alemães em atuação na cidade de Berlim – Alemanha: Thomas Ostermeier e René Pollesch, a fim de identificar pontos de interseção da técnica do ator da organicidade com modos de atuação contemporâneos e, assim, abrir espaço para o desenvolvimento de metodologias e teorias para o ator de hoje e de amanhã. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia e PDSE/CAPES - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | ator da organicidade | pt_BR |
dc.subject | modos de atuação contemporâneos | pt_BR |
dc.subject | teatro contemporâneo | pt_BR |
dc.subject | sistema de ações físicas | pt_BR |
dc.subject | teatro alemão | pt_BR |
dc.subject | jerzy grotowski | pt_BR |
dc.subject | konstantin Stanislavski | pt_BR |
dc.subject | contato | pt_BR |
dc.title | O Ator da Organicidade: impulso, ações físicas e contato em modos de atuação contemporâneos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Kolesch, Doris | - |
dc.contributor.referees | Marfuz, Luiz Cesar Alves | - |
dc.contributor.referees | Nunes, Sandra Meyer | - |
dc.contributor.referees | Schaffner, Carmen Paternostro | - |
dc.contributor.referees | Vargens, Meran Muniz da Costa | - |
dc.contributor.referees | Santos, Glaucio Machado | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Interpretação Teatral | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Direção Teatral | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC)
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