Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Daniel Marques-
dc.contributor.authorAmorim, Adriana Silva-
dc.creatorAmorim, Adriana Silva-
dc.date.accessioned2018-08-21T14:05:26Z-
dc.date.available2018-08-21T14:05:26Z-
dc.date.issued2018-08-21-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27003-
dc.description.abstractRESUMO A presente tese apresenta os resultados da pesquisa de caráter predominantemente bibliográfico, cujo principal objetivo foi investigar as características formais e conceituais do futebol que tornassem possível afirmar que, na relação com o esporte em questão, o torcedor brasileiro vivencia uma verdadeira experiência trágica, conforme configurada nos termos poéticos, expressos a partir de elementos relacionados à sua forma, e nos termos teóricos, com base nos elementos relacionados a tal experiência do ponto de vista filosófico. Para tanto, foram investigados os diversos modos de compreensão do conceito de “tragédia” e de “trágico”, a partir da literatura dramática e da literatura filosófica que apresentam investigações sobre o tema, ancoradas, respectivamente, em Aristóteles e Friedrich Nietzsche. Além disso, foram construídos conceitos próprios e originais inspirados por uma lógica dramatúrgica, testados no objeto escolhido, qual seja, a Copa do Mundo de Futebol de 1950, realizada no Brasil, focando mais especificamente na última partida que foi disputada pelas seleções do Brasil e do Uruguai.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This thesis presents the results of predominantly bibliographical research, which main objective was to investigate the formal and conceptual characteristics of football association (soccer) that would make possible to say that through the relationship with the sport in question, the Brazilian fan lives through a true tragic experience as configured in terms poetic expressed from elements related to its form, and a theoretically based on the information related to the experience from a philosophical point of view. Thereunto, different ways of understanding the concept of “tragedy” and “tragic” were investigated, from the dramatic literature and philosophical literature presenting research on the subject, anchored respectively in Aristotle and Friedrich Nietzsche. In addition, original and own concepts were built inspired by a dramaturgical logic tested in the chosen object, namely, the Football World Cup 1950, held in Brazil, focusing more specifically in the last match that was played between Brazilian’s and Uruguay’s teams.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFutebol - Torcedores - Brasilpt_BR
dc.subjectCopa do Mundo (Futebol) - Dramaturgiapt_BR
dc.subjectTorcedores desportivos - Experiênciaspt_BR
dc.subjectTragédiapt_BR
dc.subjectExperiência Trágicapt_BR
dc.subjectMaracanazzopt_BR
dc.subjectFootball Associationpt_BR
dc.subjectSoccerpt_BR
dc.subjectTragedypt_BR
dc.subjectTragic Experiencept_BR
dc.titleA Experiência Trágica do Torcedor Brasileiro: Análise da Copa do Mundo de Futebol de 1950 enquanto Unidade Dramáticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesSilva, Daniel Marques-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE-ADRIANA SILVA AMORIM.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.