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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27082
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGonçalves Filho, Anastácio Pinto-
dc.contributor.authorPinto, Anderson Rogério de Albuquerque Pontes-
dc.creatorPinto, Anderson Rogério de Albuquerque Pontes-
dc.date.accessioned2018-08-27T12:03:42Z-
dc.date.available2018-08-27T12:03:42Z-
dc.date.issued2018-08-27-
dc.date.submitted2018-06-15-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27082-
dc.description.abstractO sonho de voar sempre causou fascínio na humanidade sendo fonte de inspiração para cientistas, construtores, inventores e empresários desde a antiguidade até os dias atuais. Apesar do avião ser considerado um dos meios de transporte mais seguros, os acidentes aéreos acontecem e trazem repercussões a níveis mundial causando medo nas pessoas. Quando um acidente aéreo ocorre pensa-se logo em falhas mecânicas como as principais causas, deixando em segundo plano a possibilidade do acidente ter sido causado por falhas humanas. Quando um acidente envolvendo aeronaves ocorre no Brasil, o Cenipa é o órgão responsável pelas investigações através das suas representações regionais conhecidas como Seripas. No entanto, este órgão não utiliza nenhum método de investigação específico. Para esta dissertação, foram selecionados 48 relatórios de acidentes aéreos investigados pelo Cenipa entre os anos de 2006 e 2016, no nordeste brasileiro e neles foi aplicado um método conhecido como Human Factors Analysis and Classification System – HFACS, inicialmente criado para investigar acidentes na aviação americana, que tem como foco principal apontar os possíveis fatores humanos (FH) que podem ter contribuído para a ocorrência do evento indesejado. A utilização deste método, além de mostrar-se como pioneiro na região, apresentou outra visão não apontada nos relatórios do Cenipa como a constatação das influências dos FH nas tragédias. Os dados mostram que os erros ativos foram os mais frequentes nos relatórios de investigação analisados, mas que foram influenciados pelos fatores presentes nos níveis organizacionais de decisão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcidentes aéreospt_BR
dc.subjectFatores humanospt_BR
dc.subjectErros humanospt_BR
dc.subjectFatores contribuintespt_BR
dc.titleO papel do fator humano nos acidentes aéreos ocorridos no nordeste brasileiro no período de 2006 a 2016.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesGonçalves Filho, Anastácio Pinto-
dc.contributor.refereesBarbosa, Ava Santana-
dc.contributor.refereesCaldas, Celso Silva-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (PEI)

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