Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Luciene Lages | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Michel Silva | - |
dc.creator | Guimarães, Michel Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-04T19:13:21Z | - |
dc.date.available | 2018-09-04T19:13:21Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-04 | - |
dc.date.submitted | 2015-03-19 | - |
dc.identifier.other | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27224 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação, através do cotejo de três edições do texto dramático La Odisea (2007, 2009, 2013), de autoria do dramaturgo César Brie (1954 – ), analisa dentro do texto dramático as temáticas do american dream e das migrações dos latinos americanos rumo aos Estados Unidos, das relações identitárias estabelecidas e de como a eleição da Odisseia homérica e de seu herói, Ulisses, contribuem para exploração dessas temáticas. As análises foram realizadas, sobretudo, a partir do operador de leitura rapsódia, teoria criada por Jean-Pierrre Sarrazac, teórico do drama, na década de 1980. Junto ao cotejo estabelecido com a Odisseia, foram analisadas as inclusões e exclusões de cenas e passagens operadas no texto após o evento de 24 de maio de 2008 ocorridos em Sucre, Bolívia, no qual camponeses que vão à cidade recepcionar o presidente Evo Morales, em um ato racista, foram hostilizados pela população local, tendo o dramaturgo participado ativamente do evento, fazendo e recolhendo gravações que resultaram em um filme documentário de sua autoria, Humillados y Ofendido (2008), também trazido nessa dissertação para o enriquecimento das análises. Dessa forma, examinamos, ainda, a atuação política do dramaturgo através de seu texto dramático e como esta atuação corrobora para suas eleições estéticas e temáticas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta disertación, a través del cotejo de tres ediciones del texto dramático La Odisea (2007, 2009, 2013), del dramaturgo César Brie (1954 -), analiza en el texto dramático los temas del sueño americano y la migración de latinoamericanos hacia los Estados Unidos, las relaciones de identidad establecidas y cómo la elección de la Odisea homérica y su héroe, Ulises, contribuye para el desarrollo de estos temas. Los análisis se realizaron principalmente bajo el operador de lectura rapsodia, teoría creada por Jean-Pierrre Sarrazac, teórico del drama, en la década de 1980. Con el cotejo con la Odisea homérica, se analizaron las inclusiones y exclusiones de escenas y pasajes operadas en el texto después del ocurrido en 24 de mayo 2008, en la ciudad de Sucre, Bolivia, donde los campesinos que acuden a la ciudad para recibir el presidente Evo Morales, sufren un acto racista, el dramaturgo participa activamente en el evento, haciendo y recogiendo grabaciones que dieron lugar a un documental de su autoría, Humillados y ofendidos (2008). Por lo tanto, se examinó también la actividad política del dramaturgo a través de su texto dramático y cómo esta actuación contribuye para sus elecciones estéticas y temáticas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | La Odisea | pt_BR |
dc.subject | Bolívia | pt_BR |
dc.subject | Rapsódia | pt_BR |
dc.subject | Êxodo | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | UMA ODISSEIA BOLIVIANA: RAPSÓDIA, ÊXODO E IDENTIDADE NO TEXTO DRAMÁTICO LA ODISEA, DE CÉSAR BRIE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Muniz, Marcio Ricardo Coelho | - |
dc.contributor.referees | Rosa, Sara Del Carmen Rojo de La | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLITCULT)
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