Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27379
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Eliene Benício Amâncio-
dc.contributor.authorAmaral Filho, Lindolfo Alves do-
dc.creatorAmaral Filho, Lindolfo Alves do-
dc.date.accessioned2018-09-17T17:37:58Z-
dc.date.available2018-09-17T17:37:58Z-
dc.date.issued2018-09-17-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27379-
dc.description.abstractEsta tese é o resultado de uma pesquisa sobre a presença da literatura de cordel na dramaturgia brasileira, a partir do impacto causado pela apresentação do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, no Primeiro Festival de Amadores Nacionais, realizado na cidade do Rio de Janeiro, em 1957. Tal fato é considerado um marco à medida que o texto chamou à atenção da crítica especializada e de outros autores para a incursão do folheto popular em verso no texto dramático. Nesse mesmo ano, Francisco de Assis e Francisco Pereira da Silva apresentaram ao público os textos concebidos a partir do cordel, intitulados O Testamento do Cangaceiro e Graça e Desgraça na Casa de Engole-Cobra, respectivamente. A tese, dividida em quatro sessões, expõe o percurso da literatura de cordel, com os registros realizados por Sílvio Romero no final do século XIX, os acontecimentos históricos que marcaram a década de 1950, e um painel dos autores que utilizaram o cordel na construção da dramaturgia no período de 1957 a 2007, bem como as formas de apropriação do folheto, a partir dos conceitos de circularidade, de Carlo Ginzburg (2006), e de hibridação, proposto por Néstor Garcia Canclini (2008). A pesquisa de cunho descritivo analítico procura contribuir com a construção da história do teatro brasileiro, no que tange a sua dramaturgia.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is the result of a research on the presence of cordel literature in Brasilian drama, from the impact caused by the production of o Auto da Compadecida, by Ariano Suassuna, in the First National of Amateur, held in Rio de Janeiro, in 1957 This fact is a landmark in that the text called the attention of critics and other authors to foray brochure popular verse in the dramatic text. That same year, Francisco de Assis and Francisco Pereira da Silva presented to the public texts designed from the cordel, entitled O Testamento do Cangaceiro and Graça e Desgraça na casa de Engole-Cobra, respectively. The thesis, divided into four sessions, exposes the course of cordel literature, with records held by Sílvio Romero, in the late 19th century, the historical events that marked the 1950’s, and a panel of authors who used Cordel in construction of the theater, in the period 1957-2007, as well as the forms of appropriation of the leaflet, from the concepts of circularity, by Carlo Ginzburg (2006), and hybridization proposed by Néstor Garcia Canclini (2008). The research of a descriptive analytical seeks to contribute to the construction of the history of Brasilian theater, regarding its dramaturgy.pt_BR
dc.description.abstractCette thèse est le résultat d’une recherche sur la présence de la Litterature de Cordel dans la dramaturgie brésilienne, à partir de l’impact causé par le montage de “L’Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, lors du Premier Festival d’Amateurs Nacionaux, qui s’est tenu dans la ville de Rio de Janeiro, em 1957. Cela a été considéré comme un point de repère dans la mesure où le texte a attiré l’attention de la critique spécialisée et de plusieurs auteurs vers l’introduction des Brochures Populaires en Vers dans le texte dramatique. Cette même année, Francisco de Assis et Francisco Pereira da Silva ont présenté au public les textes conçus à partir du Cordel, intitulés ”O Testamento do Cangaceiro” et “Graça e desgraça na casa de Engole-Cobra” respectivement. Partagé em quatre parties, ce travail expose le parcours de la Littérature de Cordel d’après les études de Sílvio de Romero faites à la fin du XIXème siècle, les évènements qui ont marqué les années cinquante et un panneau des auteurs qui ont utilisé le Cordel dans la construction de la dramaturgie dans la période allant de 1957 à 2007, ainsi que les formes d’appropriation des brochures, à partir des concepts de circularité, de Carlo Ginzburg (2006) et d’hybridation proposé par Nestor Garcia Canclini (2008). Cette recherche, de nature descriptive, a pour but de contribuer à la construction de l’histoire du théatre brésilien, en ce qui concerne sa dramaturgie.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro brasileiropt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectLiteratura de cordel brasileirapt_BR
dc.subjectApropriaçãopt_BR
dc.subjectCircularidadept_BR
dc.subjectHibridaçãopt_BR
dc.subjecthapbooks, Brazilianpt_BR
dc.subjectDramaturgypt_BR
dc.subjectAppropriationpt_BR
dc.subjectCircularitypt_BR
dc.subjectHybridizationpt_BR
dc.subjectLittérature de cordelpt_BR
dc.subjectDramaturgiept_BR
dc.subjectAppropriationpt_BR
dc.subjectCircularitépt_BR
dc.titleNa linha do cordão: do folheto à dramaturgia (1957 a 2007)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesCosta, Eliene Benício Amâncio-
dc.contributor.refereesSant'Anna, Catarina-
dc.contributor.refereesOliveira, Érico José Souza de-
dc.contributor.refereesReis, Luís Augusto da Veiga Pessoa-
dc.contributor.refereesMelo, Paulo Roberto Vieira de-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Lindolfo.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.