Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Pires, Cláudia Geovana da Silva | - |
dc.contributor.author | Mussi, Fernanda Carneiro | - |
dc.creator | Pires, Cláudia Geovana da Silva | - |
dc.creator | Mussi, Fernanda Carneiro | - |
dc.date.accessioned | 2011-09-14T12:16:23Z | - |
dc.date.available | 2011-09-14T12:16:23Z | - |
dc.date.issued | 2009-03 | - |
dc.identifier.issn | 0080-6234 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2758 | - |
dc.description | P. 229-236. | pt_BR |
dc.description.abstract | A hipertensão arterial apresenta elevada prevalência e mortalidade, sendo um desafio prevenir e controlar a doença, o que implica em considerar o processo educativo como ferramenta necessária para o cuidado. O estudo teve como objetivo refletir sobre os pressupostos para o cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa. Depreendeu-se que no processo de educação à saúde, os pressupostos para o cuidar assentam-se na consideração da pessoa em lugar do corpo doente e na compreensão do cuidar apto a investir na clínica do indivíduo, privilegiando espaços para a escuta sensível e o acolhimento, para a compreensão do sofrimento, do significado de adoecer e cuidar de si. Esperamos que esta reflexão contribua para implementar e aperfeiçoar novas formas de cuidar nos programas de hipertensão, compreendendo o ser humano como ser destinado à liberdade, felicidade e plena realização. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Hipertensão | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Cuidados de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Hipertensión | pt_BR |
dc.subject | Educación en salud | pt_BR |
dc.subject | Atención de enfermería | pt_BR |
dc.title | Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista da Escola de Enfermagem da USP | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | São Paulo | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 43. n. 1. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)
|