Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Marcus Vinicius Borges | - |
dc.contributor.author | Côrtes, Danila Santos | - |
dc.creator | Côrtes, Danila Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T19:33:56Z | - |
dc.date.available | 2018-10-05T19:33:56Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2018-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27638 | - |
dc.description.abstract | O Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, em sua quinta edição (DSM-V), é considerado como a bíblia da psiquiatria e serve como “guia prático, funcional” para diagnosticar e classificar os transtornos mentais. Entretanto, muitos estudos criticam a contribuição deste manual para o crescente número de diagnósticos imprecisos relacionados ao TDAH. Desta forma, o presente estudo visa, por meio de uma perspectiva histórico cultural, discutir criticamente a confiabilidade dos critérios diagnóstico do TDAH descrito no DSM-V e a forma como este manual influencia diagnóstico deste transtorno na sociedade. Para tanto nos utilizaremos da metodologia de análise documental, tomando como referência o DSM-V comparativamente ao DSM-IV. Assim, foram revisados os manuais DSM – IV – TR (2002) e o DSM-V (2014), ambos publicados pela editora Artmed. Em análise comparativa pode-se observar que não houve revisão dos critérios apresentados anteriormente, de maneira que sob um olhar histórico cultural esses critérios ainda permanecem descontextualizados e sem o necessário rigor científico que comprovem as tais descrições. Desta forma, consideramos que a utilização deste manual contribui para a crescente hiperinflação de diagnósticos e consequentemente o aumento do consumo de medicamentos relacionados ao TDAH. Por fim, concluímos que este estudo se insere na corrente de estudos que acredita ser possível se contrapor o determinismo abordado pela corrente hegemônica, a partir de uma perspectiva que valoriza os aspectos histórico-culturais no entendimento da relação entre normalidade e patologia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | medicalização | pt_BR |
dc.subject | patologização | pt_BR |
dc.title | TDAH e Medicalização: Análise crítica dos critérios diagnóstico do DSM-V | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Instituto de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | ICS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)
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