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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConceição, Mirian Gomes-
dc.contributor.authorOliveira, Nverson da Cruz-
dc.contributor.authorGomes, Sônia Maria da Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Neylane Santos-
dc.contributor.authorFreires, Francisco Gaudêncio Mendonça-
dc.creatorConceição, Mirian Gomes-
dc.creatorOliveira, Nverson da Cruz-
dc.creatorGomes, Sônia Maria da Silva-
dc.creatorOliveira, Neylane Santos-
dc.creatorFreires, Francisco Gaudêncio Mendonça-
dc.date.accessioned2018-11-06T18:54:45Z-
dc.date.available2018-11-06T18:54:45Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn2358-1735-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27923-
dc.description.abstractA Universidade Federal da Bahia (UFBA) forma uma parte importante dos futuros profissionais, educadores, governantes e gerentes de empresas e instituições do país. Isto implica que a mesma deve proporcionar uma formação compatível com as necessidades reais do mercado e da sociedade, incluindo, portanto, a formação em Contabilidade Social e Ambiental. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar e confrontar o nível de conhecimento dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da UFBA sobre Contabilidade Social e Ambiental. Para tanto, optou-se em desenvolver uma pesquisa descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado no segundo semestre de 2009, em dois grupos: alunos ingressos (1º ao 2º semestre) e alunos formandos (7º ou mais semestres), totalizando 129 estudantes. A análise dos dados foi realizada por meio do teste não paramétrico de Mann-whitney de comparação de médias. O resultado do estudo indica que não há diferenças significativas entre as médias de conhecimento entre os grupos de estudantes, exceto o nível de conhecimento sobre evidenciações ambientais. Verificou-se também que há carência de discussão do tema de Contabilidade Social e Ambiental nos componentes obrigatórios da matriz curricular, todavia, há um interesse significativo quanto à inserção de componente curricular que discuta questões relacionadas à Contabilidade Social e Ambiental. Dessa forma, é possível inferir que os estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFBA têm pouco conhecimento sobre as questões de contabilidade social e ambiental e, que esse baixo nível de conhecimento, possivelmente, decorre do fato de esse assunto não fazer parte das ementas dos componentes curriculares do curso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFPIpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttps://doi.org/10.26694/2358.1735.2014.v1ed21568pt_BR
dc.subjectContabilidade social e ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de contabilidade social e ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleComparação do nível de conhecimento sobre Contabilidade Social e Ambiental dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.title.alternativeGECONT - Revista de Gestão e Contabilidade da UFPIpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubFlorianopt_BR
dc.identifier.numberv. 1, n. 2, p. 3-22pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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