Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Conceição, Mirian Gomes | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Nverson da Cruz | - |
dc.contributor.author | Gomes, Sônia Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Neylane Santos | - |
dc.contributor.author | Freires, Francisco Gaudêncio Mendonça | - |
dc.creator | Conceição, Mirian Gomes | - |
dc.creator | Oliveira, Nverson da Cruz | - |
dc.creator | Gomes, Sônia Maria da Silva | - |
dc.creator | Oliveira, Neylane Santos | - |
dc.creator | Freires, Francisco Gaudêncio Mendonça | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-06T18:54:45Z | - |
dc.date.available | 2018-11-06T18:54:45Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.issn | 2358-1735 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27923 | - |
dc.description.abstract | A Universidade Federal da Bahia (UFBA) forma uma parte importante dos futuros profissionais, educadores, governantes e gerentes de empresas e instituições do país. Isto implica que a mesma deve proporcionar uma formação compatível com as necessidades reais do mercado e da sociedade, incluindo, portanto, a formação em Contabilidade Social e Ambiental. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar e confrontar o nível de conhecimento dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da UFBA sobre Contabilidade Social e Ambiental. Para tanto, optou-se em desenvolver uma pesquisa descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado no segundo semestre de 2009, em dois grupos: alunos ingressos (1º ao 2º semestre) e alunos formandos (7º ou mais semestres), totalizando 129 estudantes. A análise dos dados foi realizada por meio do teste não paramétrico de Mann-whitney de comparação de médias. O resultado do estudo indica que não há diferenças significativas entre as médias de conhecimento entre os grupos de estudantes, exceto o nível de conhecimento sobre evidenciações ambientais. Verificou-se também que há carência de discussão do tema de Contabilidade Social e Ambiental nos componentes obrigatórios da matriz curricular, todavia, há um interesse significativo quanto à inserção de componente curricular que discuta questões relacionadas à Contabilidade Social e Ambiental. Dessa forma, é possível inferir que os estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFBA têm pouco conhecimento sobre as questões de contabilidade social e ambiental e, que esse baixo nível de conhecimento, possivelmente, decorre do fato de esse assunto não fazer parte das ementas dos componentes curriculares do curso. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFPI | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | https://doi.org/10.26694/2358.1735.2014.v1ed21568 | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade social e ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de contabilidade social e ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | Comparação do nível de conhecimento sobre Contabilidade Social e Ambiental dos estudantes ingressos e formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.title.alternative | GECONT - Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Floriano | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 1, n. 2, p. 3-22 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
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