https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27924
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Uma análise dos projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Públicas do Estado da Bahia |
Autor(es): | Guimarães, Isac Pimentel Gomes, Sônia Maria da Silva Slomski, Vilma Geni Silva, Antonio Carlos Ribeiro da Oliveira, Marcelo Rocha |
Autor(es): | Guimarães, Isac Pimentel Gomes, Sônia Maria da Silva Slomski, Vilma Geni Silva, Antonio Carlos Ribeiro da Oliveira, Marcelo Rocha |
Abstract: | Na busca de transformação, as Instituições de Ensino Superior (IES) planejam e realizam ações que viabilizam o processo de qualificação do ensino público. Assim, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) dos cursos de Ciências Contábeis das IES públicas da Bahia, à luz dos princípios que norteiam o projeto pedagógico (Igualdade, Qualidade, Gestão Democrática, Liberdade e Valorização do Magistério), uma vez que estão atrelados a uma construção coletiva e de revisão contínua do processo ensino-aprendizagem. Com efeito, para dar conta de atingir o objetivo proposto, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo qualitativo-descritiva. O método escolhido foi a análise documental dos PPP de cinco IES Públicas do Estado da Bahia (UEFS, UNEB, UFBA, UESC e UESB), pela qual se constatou que, ao se delinearem os critérios para a elaboração do PPP, as IES apresentaram projetos pouco condizentes com a realidade das comunidades envolvidas, apesar de estarem alinhadas aos princípios norteadores do projeto pedagógico. Isso evidencia uma dicotomia entre o que está escrito e a prática de ensino nos cursos de Ciências Contábeis. Com efeito, conclui-se que os projetos pedagógicos da IES baianas apresentam fragilidades no que se concerne à contemplação plena das disciplinas na matriz curricular, porquanto deveriam estar alinhadas à principal ênfase do curso, possuindo em seu elenco disciplinas voltadas para realidade das IES. |
Palavras-chave: | Projetos Político-Pedagógicos (PPP) Ciências Contábeis IES públicas da Bahia |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Revista Brasileira de Contabilidade |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27924 |
Data do documento: | 2009 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma análise dos projetos político-pedagógico dos cursos de contabilidade das universidades públicas da Bahia.pdf | 485,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.