Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Slomski, Vilma Geni | - |
dc.contributor.author | Araújo, Adriana Maria Procópio de | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Isac Pimentel | - |
dc.contributor.author | Gomes, Sônia Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Antônio Carlos Ribeiro da | - |
dc.creator | Slomski, Vilma Geni | - |
dc.creator | Araújo, Adriana Maria Procópio de | - |
dc.creator | Guimarães, Isac Pimentel | - |
dc.creator | Gomes, Sônia Maria da Silva | - |
dc.creator | Silva, Antônio Carlos Ribeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-06T19:32:27Z | - |
dc.date.available | 2018-11-06T19:32:27Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.issn | 2526-8414 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27926 | - |
dc.description.abstract | A docência universitária requer conhecimentos específicos sobre a área de atuação, bem como habilidades e competências para o ensino. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os dados de uma pesquisa realizada na área da educação contábil, a qual teve por objetivo conhecer, analisar e caracterizar os saberes dos professores que atuam nos cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e, assim, evidenciar os processos que estruturam e dão sentido às suas práticas pedagógicas no contexto da universidade. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo e a coleta de dados implicou a construção e a aplicação de um questionário on-line, que, após contato prévio, foi enviado por e-mail aos professores. Fizeram parte do estudo os professores cadastrados no banco de dados do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, ano base 2007. Foi possível verificar que a prática de ensino dos professores investigados é estruturada e significada por crenças, valores, representações, dúvidas e incertezas trazidas na “bagagem” da vida escolar. A ausência de uma formação continuada, principalmente no que se refere ao fundamento de suas ações pedagógicas, conduz o professor a uma aprendizagem intuitiva e autodidata, na qual a rememorização de suas experiências escolares e a rotina dos pares é o que orienta as ações de sala de aula. Conclui-se, assim, que o saber dos docentes investigados é originário da experiência na profissão contábil; da experiência no magistério superior; da formação escolar anterior; das influências do contexto onde eles próprios atuam; das experiências dos pares; dos programas; dos materiais e dos livros didáticos usados nas aulas; e, sobretudo, das suas concepções e capacidade para lidar com os desafios presentes na sala de aula da universidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira de Contabilidade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/869 | pt_BR |
dc.subject | Educação contábil | pt_BR |
dc.subject | Saberes dos professores | pt_BR |
dc.subject | Bacharelado em Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.title | Saberes que fundamentam a prática pedagógica do professor de Ciências Contábeis de IES brasileiras | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | n. 178/179/180, p. 118-139 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT)
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