https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27939
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Mudanças curriculares e qualidade de ensino: ensino com pesquisa como proposta metodológica para a formação de contadores globalizados |
Título(s) alternativo(s): | RCO – Revista de Contabilidade e Organizações |
Autor(es): | Slomski, Vilma Geni Silva, Antonio Carlos Ribeiro da Gomes, Sônia Maria da Silva Guimarães, Isac Pimentel |
Autor(es): | Slomski, Vilma Geni Silva, Antonio Carlos Ribeiro da Gomes, Sônia Maria da Silva Guimarães, Isac Pimentel |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo aprofundar as discussões e ressaltar o debate em torno das mudanças curriculares e da qualidade do ensino na universidade, procurando identificar e apontar o modelo e a prática curricular capaz de orientar o trabalho educativo na área Contábil, com vistas a possibilitar aprendizagens significativas em sala de aula e, assim, atender às reais necessidades dos alunos em consonância com as exigências sociais e educacionais contemporâneas. Para tanto, desenvolveu-se um ensaio teórico, no qual foram analisados e discutidos estudos e pesquisas como os de Latorre e Gonzáles (1992), Moraes, 1996; demo, 1997; Cunha, 1998; Assmann, 2001; Libâneo, 2001; Chauí, 2001; Fazenda, 2002; Mazetto, 2003; Morin, 2001; 2005; Sousa Santos, 2006; Lampert, 2008; dias Sobrinho, 2008; 2009 e outros, que analisam, criticamente, o atual modelo de universidade e sua organização curricular e, como contraponto, esses autores defendem a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico, o currículo globalizado e a adoção do princípio metodológico do ensino com pesquisa como o modelo mais adequado para a formação científica e tecnológica dos alunos. Verificou-se que as mudanças curriculares atuais conclamam, cada vez mais, que as ações dos alunos se deem a partir de e sobre a realidade, tanto experiencial cotidiana quanto referente ao futuro exercício profissional, evidenciando a indissociabilidade entre ensino e investigação como princípio didático mais adequado para por em prática o dispositivo legal vigente que sinaliza as competências e habilidades que os profissionais devem possuir para o exercício de suas atividades. Aprender com pesquisa é um processo dialógico e desafiador que envolve a problematização do conhecimento, a construção de argumentos e sua respectiva validação. Conclui-se, assim, que o ensino pela pesquisa busca a excelência e a inovação no ensino superior tendo a apropriação e produção do conhecimento científico como condição para viver na sociedade aprendente e enfrentar os desafios da modernidade. |
Palavras-chave: | Mudanças curriculares Projeto Político Pedagógico Ensino com pesquisa Qualidade de ensino Contadores globalizados |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | FEA-RP/USP |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27939 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MUDANÇAS CURRICULARES E QUALIDADE DE ENSINO ENSINO COM PESQUISA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE CONTADORES GLOBALIZADOS.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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