Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBertissolo, Guilherme-
dc.contributor.authorGarcés Puelma, Héctor Alejandro-
dc.creatorGarcés Puelma, Héctor Alejandro-
dc.date.accessioned2018-12-19T13:33:40Z-
dc.date.available2018-12-19T13:33:40Z-
dc.date.issued2018-12-19-
dc.date.submitted2016-10-19-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28210-
dc.description.abstractA presente dissertação propõe uma abordagem experiencial e criativa em torno à antiga noção de que arquitetura y música são conhecimentos emparentados, centrando-se especificamente na arquitetura de Oscar Niemeyer. Aborda-se essa problemática desde a composição musical – área principal do autor desse trabalho – pelo viés da Teoria da Metáfora Conceitual, como suporte teórico que possibilite o diálogo entre ambos dois saberes. Também se discute em torno ao conceito de espaço, o qual age como dispositivo articulador entre as duas áreas. O traçado da pesquisa incluiu um trabalho de campo na cidade de Brasília e a realização de vários experimentos composicionais, que culminaram em duas composições musicais: Interior para grupo de câmera, e Na Catedral das Curvas para orquestra de cordas. Essas obras procuram enfocar os elementos sensoriais próprios da experiência arquitetônica, através do som e a experiência musical.pt_BR
dc.description.abstractThis work proposes an experiential and creative approach about the old thought that architecture and music are related knowledges, focusing specifically on the architecture of Oscar Niemeyer. This issue is approached from music composition – principal area of the author of these work – employing the Theory of Conceptual Metaphor as theoretical support to enable a dialog between both areas. Likewise, we discuss around the concept of space, which acts evenly as mechanism of articulation between them. Methodologically the research included a field work in the city of Brasilia and several experiments of composition, whose results were the two main pieces arising from these processes: Interior for chamber group, and Na Catedral das Curvas for string orchestra. Both two works seek to extrapolate sensory elements belonging to the architectural experience, through musical experience and sound.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNiemeyer, Oscarpt_BR
dc.subjectComposição(Música)pt_BR
dc.subjectmetáfora conceitualpt_BR
dc.titleDesenhando formas, ouvindo espaços: diálogo poético e metafórico entre composição musical e a obra de Oscar Niemeyerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBertissolo, Guilherme-
dc.contributor.refereesCosta Lima, Paulo-
dc.contributor.refereesVinicio Nogueira, Marcos-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em músicapt_BR
dc.publisher.initialsPPGMUSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes/Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação HGarces .pdf29,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.