Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Embiruçu, Marcelo | - |
dc.contributor.author | Fontes, Cristiano | - |
dc.contributor.author | Almeida, Luiz Alberto Luz de | - |
dc.creator | Embiruçu, Marcelo | - |
dc.creator | Fontes, Cristiano | - |
dc.creator | Almeida, Luiz Alberto Luz de | - |
dc.date.accessioned | 2011-09-21T16:48:39Z | - |
dc.date.available | 2011-09-21T16:48:39Z | - |
dc.date.issued | 2010-10 | - |
dc.identifier.issn | 0104-4036 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2821 | - |
dc.description | p.795-820 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe a criação de um indicador de avaliação docente (IAD), objetivo e quantitativo, para ser utilizado como um instrumento da avaliação do desempenho de docentes em Instituições de Ensino Superior. Este indicador é aderente aos indicadores institucionais estabelecidos pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e procura também contemplar aspectos importantes para um indicador deste tipo, tais como robustez e exogenia, além de considerar ainda aspectos importantes da atuação universitária, tais como afastamentos, gestão acadêmica, atividades de extensão e produção científica qualificada, não contemplados na formulação original dos indicadores do REUNI. São incluídos também outros aspectos fundamentais, tais como a qualidade da graduação e a taxa de conclusão da pós-graduação. Assim, o índice faz uma avaliação docente bastante completa na medida em que considera todas as principais atividades docentes, quais sejam, ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Os resultados apresentados mostram que o indicador é robusto e que o alcance das metas propostas é razoavelmente factível, podendo este ser utilizado como um instrumento útil para a política e a gestão acadêmica das instituições, de forma harmonizada com os programas e políticas de governo e de estado. Alguns parâmetros do indicador podem ser ajustados a fim de satisfazer metas e políticas específicas das instituições. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Indicador de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Desempenho docente | pt_BR |
dc.subject | Instituições de ensino superior | pt_BR |
dc.subject | REUNI | pt_BR |
dc.subject | Evaluation indicator | pt_BR |
dc.subject | Professor performance | pt_BR |
dc.subject | Higher education institutions | pt_BR |
dc.subject | Indicador de evaluación | pt_BR |
dc.subject | Desempeño docente | pt_BR |
dc.subject | Instituciones de enseñanza superior | pt_BR |
dc.title | Um indicador para a avaliação do desempenho docente em instituições de ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | en |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 18, n. 69, p. 795-820 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PEI)
|