Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Reis, Eduardo José Farias Borges dos | - |
dc.contributor.author | Araújo, Tânia Maria de | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Fernando Martins | - |
dc.contributor.author | Barbalho, Leonardo | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Manuela Silva | - |
dc.creator | Reis, Eduardo José Farias Borges dos | - |
dc.creator | Araújo, Tânia Maria de | - |
dc.creator | Carvalho, Fernando Martins | - |
dc.creator | Barbalho, Leonardo | - |
dc.creator | Oliveira, Manuela Silva | - |
dc.date.accessioned | 2011-09-22T19:13:15Z | - |
dc.date.available | 2011-09-22T19:13:15Z | - |
dc.date.issued | 2006-01 | - |
dc.identifier.issn | 0101-7330 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2830 | - |
dc.description | p.229-253 | pt_BR |
dc.description.abstract | Um estudo epidemiológico transversal com todos os 808 professores da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista, Bahia, encontrou elevadas prevalências de queixas de cansaço mental (70,1%) e de nervosismo (49,2%). Diversos fatores de risco associaram-se a cansaço mental e a nervosismo: idade >27 anos, ser mulher, ter filhos, escolaridade média, lecionar >5 anos, vínculo de trabalho estável, trabalho em zona urbana, carga horária semanal >35h, renda >360 reais, sobrecarga doméstica média/alta, não ter atividades de lazer, alta demanda no trabalho e baixo suporte social. A classificação do trabalho docente, segundo o Modelo Demanda-Controle de Karasek, revelou os quadrantes "baixa exigência" (40,3%) e "trabalho ativo" (39,7%), ambos com alto controle das atividades por parte dos professores. Professores em trabalho de "alta exigência" e "trabalho ativo" apresentaram prevalências de cansaço mental e de nervosismo mais elevadas que aqueles de "baixa exigência". | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Saúde dos professores | pt_BR |
dc.subject | Mal-estar docente | pt_BR |
dc.subject | Burnout e magistério | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino e saúde | pt_BR |
dc.subject | eachers' health | pt_BR |
dc.subject | Teaching discomfort | pt_BR |
dc.subject | urnout and Teachers | pt_BR |
dc.subject | Teaching work | pt_BR |
dc.subject | Education and health | pt_BR |
dc.title | Docência e exaustão emocional | pt_BR |
dc.title.alternative | Educação & Sociedade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Campinas | pt_BR |
dc.identifier.number | 27(94):229-253 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)
|