Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Cabral, Sandro | - |
dc.contributor.author | Silva Júnior, Antônio Francisco de Almeida da | - |
dc.creator | Cabral, Sandro | - |
dc.creator | Silva Júnior, Antônio Francisco de Almeida da | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-09T20:56:45Z | - |
dc.date.available | 2019-01-09T20:56:45Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.issn | 1984-8196 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28346 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo analisar as escolhas para a determinação das estruturas de governança necessárias à construção e à operacionalização de serviços de infraestrutura logística. Para tal, são tomadas como exemplo ilustrativo as alternativas de expansão da malha ferroviária do Estado da Bahia, a partir da construção de uma ferrovia que interligue o oeste baiano à costa atlântica. Em função das incertezas envolvidas, o processo de escolha das estruturas de governança é auxiliado pela teoria das opções reais, por conta da existência de interdependência entre as decisões de potenciais investidores e as da atual concessionária de um trecho já existente que pode ser incorporado, ou não, à nova ferrovia. Sob o ponto de vista metodológico, foi construída uma árvore de decisão binomial a partir do valor presente líquido determinístico do investimento. Complementarmente às análises quantitativas, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas como forma de se compreender o contexto do setor, incluindo atores públicos e privados. As análises realizadas demonstram que as relações de interdependência entre os atores envolvidos – concessionária atual de um dos trechos existentes, novos investidores e governo – têm um papel importante nas decisões a serem tomadas. Assim, a partir de ações estratégicas, há a possibilidade de alterações nos padrões de oferta e demanda que permeiam o investimento. No final, são discutidas as possíveis estruturas de governança que podem ser invocadas para a viabilização da expansão em exame. Em todos os cenários, o governo ocupa um papel preponderante na realização dos investimentos, na medida em que as incertezas existentes podem não ser atrativas à inversão realizada única e exclusivamente por grupos privados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Unisinos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | doi: 10.4013/base.2011.81.06 | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias | pt_BR |
dc.subject | Opções reais | pt_BR |
dc.subject | Parcerias Público-Privadas (PPP) | pt_BR |
dc.title | Escolhas estratégicas para expansão de uma malha ferroviária: uma análise baseada em opções reais | pt_BR |
dc.title.alternative | BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | São Leopoldo | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 8, n. 1, p. 78-90 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
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