Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santana, Ivani Lúcia Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Daniela Bemfica | - |
dc.creator | Guimarães, Daniela Bemfica | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-12T15:45:37Z | - |
dc.date.available | 2019-01-12T15:45:37Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28384 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa está implicada na busca de modos de ver, relacionar e criar espaços e tempos
em um campo em construção que se pauta na interação Dança e Cinema. Tem o corpo como
ignição, meio e apontamento futuro: o corpo é, portanto, suporte em todos os processos de
investigação aqui elaborados. Corpo entendido como algo que se constrói em um processo de
troca ininterrupta de informações com seu entorno e se transformando mutuamente
(SANTANA, 2002). Partimos da ideia de experiência e de como percebemos a experiência
para elaborar o conceito de corpo-itinerante, através da análise do processo criativo do filme vaga-LUMES – longa-metragem realizado pela Companhia Ormeo, iniciado em 2013 –,
expandindo para outros dois filmes: Do.C.orpo e Anda luz. Corpo-itinerante é um corpo que,
ao transitar, não somente vive a experiência do deslocamento, do estar entre lugares,
linguagens, tempos, contextos, mas também se aprofunda no tempo da experiência. A
experiência ocorrendo no fluxo, na continuidade, modo pelo qual Dewey (2010) vê a
cognição através de continuidades empíricas. A tese CORPOLUMEN: Poéticas de
(re)invenções no corpo na interação Dança e Cinema levanta a questão: sobrevivem
conhecimentos a partir da relação Dança e Cinema quando a criação do filme não é somente
um fim, mas também um meio de novos entendimentos no corpo? Nossa hipótese é de que as experiências do corpo que se organizam a partir da interação Dança e Cinema podem sim
fazer emergir outros modos de pensar o corpo para serem articulados nos campos do ensino e
criação em Dança. Finalmente, a perspectiva futura está em testar como estas experiências
coletivas dos/nos filmes se reinventam em corpo – meu corpo – na obra cênica da tese,
intitulada CORPOLUMENS. Ao pensarmos a metáfora dos vaga-lumes, seres pirilampos ou
luciérnagas, como filme, como conceito (corpo-itinerante em deslocamentos intermitentes da
experiência) ou como obra solo da tese, estamos nos referindo ao movimento, a dança dos
vaga-lumes, que está resistindo ao mundo. (DIDI-HUBERMAN, 2011). Para estes estudos
articulamos os seguintes autores: Santaella (1992; 1993; 2004; 2005; 2008; 2010), Santana
(2002; 2006), Dewey (2010), Bondía (2002; 2015), Noë (2004; 2010), Aumont (2004a;
2004b), Dubois (2004), Rush (2006), Rosiny (2012), Brum (2012) e Machado (1997; 2004;
2007) e Salles (2006; 2009; 2010). | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Criação | pt_BR |
dc.title | Corpolumen: poéticas de (re)invenções no corpo na interação dança e cinema | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santana, Ivani Lúcia Oliveira de | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Jacyan Castilho de | - |
dc.contributor.referees | Lopes, Cássia Dolores Costa | - |
dc.contributor.referees | Viana Neto, Joaquim Antônio Rodrigues | - |
dc.contributor.referees | Braga, Maria Lúcia Santaella | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC)
|