Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | CARVALHO, DANNIEL DA SILVA | - |
dc.contributor.author | SOUSA, LARISSA DO NASCIMENTO | - |
dc.creator | SOUSA, LARISSA DO NASCIMENTO | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-25T12:56:58Z | - |
dc.date.available | 2019-01-25T12:56:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-25 | - |
dc.date.submitted | 2018-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28458 | - |
dc.description.abstract | O trabalho consistiu na coleta e análise de dados de duas turmas do programa bilíngue de uma escola da cidade de Salvador, com o objetivo de verificar como crianças falantes nativas de português brasileiro adquirem a língua inglesa, com foco central na aquisição das estruturas que comportam diferenças paramétricas entre os dois idiomas: a concordância negativa, o movimento-wh e o parâmetro de sujeito nulo. O trabalho teve como embasamento teórico os princípios da gramática gerativa, desenvolvida por Chomsky (1957) e (1994), bem como os estudos bilíngues, principalmente, os apresentados por Hamers & Blanc (2000). Através de um estudo de caso descritivo, procurou-se apresentar a interferência da língua materna durante o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, mesmo quando esta aprendizagem é realizada em contexto bilíngue desde muito cedo, o que foi o caso dos integrantes da pesquisa em questão. As crianças participantes do estudo começaram a adquirir a língua inglesa em um programa bilíngue a partir dos 6 anos de idade; além disso, muitas delas possuem contato com a L2/LE fora da sala de aula. Com o objetivo de ilustrar a realidade desse processo de aprendizagem, fizemos menção, também, à mistura que as crianças realizam entre o idioma estrangeiro e a língua materna e como parece natural o seu processo de aprendizagem, bem como a constante criação e adaptação de palavras e o code-switching que realizam de maneira rápida e eficiente. O processo de pesquisa consistiu na observação integral de aulas de duas horas diárias por cerca de quatro semanas, na qual foram realizadas gravações de áudio e anotações dos dados coletados, com o mínimo de interação possível. Dessa forma, a pesquisa se tratou de um estudo menos controlado devido à dificuldade de coleta de dados e, portanto, os mais variados dados surgiram, o que favorece ideias para novas pesquisas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM | pt_BR |
dc.subject | BILINGUISMO | pt_BR |
dc.subject | LINGUA INGLESA - ENSINO | pt_BR |
dc.title | A INTERFERÊNCIA DAS DIFERENÇAS PARAMÉTRICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA POR CRIANÇAS BILÍNGUES FALANTES DE PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | RUAS, SAMARA DE SOUZA ALMEIDA | - |
dc.contributor.referees | CYRINO, JOÃO PAULO LAZZARINI | - |
dc.publisher.departament | INSTITUTO DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | ILUFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras
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