Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | do Carmo, Maria Beatriz Barreto | - |
dc.contributor.author | Díaz Alcocer, Solange Andrea | - |
dc.creator | Díaz Alcocer, Solange Andrea | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-19T13:30:16Z | - |
dc.date.available | 2019-02-19T13:30:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-19 | - |
dc.date.submitted | 2018-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28626 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Estudos acerca da Religiosidade e Espiritualidade (R/E) na formação acadêmica em saúde vem sendo realizados por pesquisadores e profissionais de diversas áreas. No entanto, a produção científica nacional sobre o tema é ainda escassa, havendo lacunas que interferem no debate e inserção desta temática no ensino superior. Objetivos: A presente dissertação pretende conhecer como a Religiosidade e Espiritualidade (R/E) é trabalhada na formação acadêmica de cursos de saúde no Brasil. Para isso foram realizados dois estudos. O primeiro teve como objetivo caracterizar a produção científica acerca da R/E na formação acadêmica de cursos de saúde no Brasil. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, utilizando-se artigos como fontes bibliográficas, pesquisadas nas bases de dados: Scielo, Pubmed, Medline, Scopus, Portal de Periódicos da CAPES e Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA), utilizando-se os descritores spirituality, religiosity, graduate e health. Foram incluídos nesta revisão artigos em inglês, português e espanhol. Resultados: Foram analisadas 23 publicações, categorizadas em 04 áreas de formação em saúde. A área de enfermagem liderou a publicação de trabalhos acerca da R/E na formação acadêmica, compreendendo 52,1% (12/23) das publicações encontradas. A área de medicina foi a segunda mais estudada, com 34,7% (08/23) das publicações incluídas neste trabalho. A área da psicologia foi estudada por 8,7% (02/23) e o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) da UFBA foi estudado por 4,3% (01/23) dos trabalhos incluídos nesta revisão. Conclusão: De modo geral, grande parte dos pesquisadores, profissionais, discentes e docentes reconhecem a necessidade e relevância da R/E na formação acadêmica de cursos de saúde no Brasil. No entanto, nota-se que os programas de graduação em saúde no Brasil ainda não tratam estes conteúdos de forma abrangente. Observa-se uma grande variedade de definições para abordar os conceitos de R/E, o que torna imperativo a homogeneização dos significados e a realização de pesquisas multicêntricas, que possam contribuir para a sistematização dos conceitos e sua inserção no âmbito acadêmico. Nesse sentido, poderar-se outorgar aos pacientes/usuários um atendimento humanizado em saúde, que considere todas as dimensões do ser humano e que promova valores condizentes com o paradigma da integralidade em saúde. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Religiosidade | pt_BR |
dc.subject | Espiritualidade | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação Acadêmica | pt_BR |
dc.title | RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Welby-Borges, Marcus | - |
dc.contributor.referees | Daltro, Mônica Ramos | - |
dc.contributor.referees | Miranda, José Garcia Vivas | - |
dc.contributor.referees | Rocha, Marcelo Nunes Dourado | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Saúde, Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU)
|