https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28759
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cerqueira, Jés de Jesus Fiais | - |
dc.contributor.author | Peña Fernández, César Augusto | - |
dc.creator | Peña Fernández, César Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-07T12:19:58Z | - |
dc.date.available | 2019-03-07T12:19:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-07 | - |
dc.date.submitted | 2016-07-22 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28759 | - |
dc.description.abstract | A principal contribuição desta tese é uma lei de controle alternativa baseada em um critério de rolamento para bases móveis com no mínimo duas rodas ativas quando as restrições cinemáticas [que podem ser holonômicas ou não-holonômicas] não são satisfeitas e a presença de escorregamento é iminente para velocidades superiores. O método aqui apresentado consiste na utilização da teoria de perturbações singulares para descrever os efeitos fenomenológicos, e suas naturezas de comportamento, dentro da dinâmica geral do sistema mecânico quando as restrições cinemáticas não são satisfeitas. Com a teoria de perturbações singulares é possível projetar controladores que incluem um grau de robustez e que convenientemente permitem analisar a mitigação gradual das dinâmicas associadas à insatisfação das restrições cinemáticas, sempre que algum critério de rolamento seja apropriadamente aplicado. A definição desse critério é uma formulação teórica dos fenômenos físicos diretamente ligados com a tração de bases móveis e supostos matemáticos coerentes com a teoria de controladores não-lineares. Os resultados são conseqüência de testes de simulação feitos em Simulink do MATLAB® para exemplos de configuração em bases móveis reais e um teste experimental baseado em uma base omnidirecional | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Restrições holonômicas | pt_BR |
dc.subject | Restrições não-holonômicas | pt_BR |
dc.subject | Bases móveis com rodas | pt_BR |
dc.subject | Dinâmicas rápidas | pt_BR |
dc.subject | Dinâmicas lentas | pt_BR |
dc.subject | Perturbações singulares | pt_BR |
dc.subject | Ações corretivas | pt_BR |
dc.subject | Desempenho da tração | pt_BR |
dc.subject | Escorregamento | pt_BR |
dc.subject | Derrapagem | pt_BR |
dc.subject | Deslizamento | pt_BR |
dc.title | Controlador de trajetória suportado por um critério de rolamento para bases móveis: uma abordagem baseada em perturbações singulares | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Lima, Antônio Marcos Nogueira | - |
dc.contributor.referees | Conceição, André Gustavo Scolari | - |
dc.contributor.referees | Javier Alsina, Pablo | - |
dc.contributor.referees | Hsu, Liu | - |
dc.publisher.departament | Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.program | em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Elétrica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGEE) |
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