Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Alvarenga, Patrícia | - |
dc.contributor.author | Piccinini, Cesar Augusto | - |
dc.creator | Alvarenga, Patrícia | - |
dc.creator | Piccinini, Cesar Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2011-09-27T12:20:45Z | - |
dc.date.available | 2011-09-27T12:20:45Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2882 | - |
dc.description | p. 191-199 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre as práticas educativas maternas e indicadores dos
problemas de externalização e da competência social em crianças aos 30 meses de vida. Participaram do
estudo 23 díades mãe-criança. No 30º mês de vida da criança foi realizada uma observação da interação mãecriança
para a avaliação das práticas educativas maternas, dos problemas de externalização e da competência
social das crianças. Os resultados apóiam a literatura que relaciona práticas de orientação, controle assertivo
e envolvimento parental positivo à competência social, e práticas coercitivas e permissivas aos problemas de
externalização. Discute-se a relevância das práticas educativas parentais para a compreensão do desenvolvimento
social, enfatizando a importância de práticas menos referidas na literatura, como a autorização de
autonomia, a intrusividade e o controle ambíguo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas parentais | pt_BR |
dc.subject | competência social | pt_BR |
dc.subject | problemas de externalização | pt_BR |
dc.title | Práticas educativas maternas e indicadores do desenvolvimento social no terceiro ano de vida | pt_BR |
dc.title.alternative | Psicologia: Reflexão e Crítica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Porto Alegre | pt_BR |
dc.identifier.number | vol. 22, n. 2 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IPS)
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