Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Santos, Mirela Figueiredo | - |
dc.contributor.author | Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt | - |
dc.creator | Santos, Mirela Figueiredo | - |
dc.creator | Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt | - |
dc.date.accessioned | 2011-09-27T12:37:29Z | - |
dc.date.available | 2011-09-27T12:37:29Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.issn | 0102-7972 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2886 | - |
dc.description | p. 45-52 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi o resultado de uma pesquisa-ação realizada numa instituição para o atendimento a adolescentes em situação
de risco social e pessoal, entre 10 e 18 anos de idade, através de observação participante em dois grupos de vinte participantes
ao longo de sete meses. Pretende-se aqui demonstrar, através dos resultados e discussão, as mudanças na dinâmica interativa dos
adolescentes entre si e com os educadores, no que diz respeito a duas categorias: tipos de interação e recursos pessoais
construídos, a partir de uma breve caracterização de suas concepções sobre risco-proteção, concepções sobre si mesmos e
projetos de vida. Privilegiou-se o modelo ecológico do desenvolvimento humano e o modelo multifatorial do risco para a
compreensão dos processos sinergísticos e bi-direcionais de co-construção e co-regulação. Os resultados apontam para modificações
significativas efetivadas a partir de uma intervenção da natureza da que foi realizada e a repercussão em direcionamentos
positivos no processo desenvolvimental dos adolescentes. Salienta-se a importância de se otimizar e construir espaços de
convivência, oportunizando aos adolescentes engajarem-se em ações pró-sociais e encontrarem rotas alternativas a suas trajetórias
de risco. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | trajetórias de desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | risco-proteção | pt_BR |
dc.subject | padrões de interação | pt_BR |
dc.title | Padrões de interação entre adolescentes e educadores num espaço | pt_BR |
dc.title.alternative | Psicologia: Reflexão e Crítica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Porto Alegre | pt_BR |
dc.identifier.number | vol.15, n.1 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IPS)
|