https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28989
Tipo: | Tese |
Título: | Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake |
Autor(es): | Calado, Claudia Regina Rodrigues |
Autor(es): | Calado, Claudia Regina Rodrigues |
Abstract: | William Blake era um caso de dopplebegabung, ou seja, era um artista de talentos
múltiplos, no caso, era gravador, pintor desenhista e poeta. Demonstrava aptidão para as
artes imagéticas e verbais e intenciou juntar ambas, de maneira inextricável, em sua
obra Songs of Innocence and of Experience, a qual chamamos de verbo-pictórica dada a
maneira como foi construída. O presente trabalho tem como objetivo a investigação de
como se deu a feitura de uma obra em que textos verbais e pictóricos apresentam-se
colocados em uma posição de complementaridade mútua, um ampliando a interpretação
do outro. Buscamos observar, através do estudo de manuscritos referentes à obra em
questão, se o homem das imagens predominava sobre o homem das letras, se ocorria o
inverso, ou ainda, se ambas as habilidades artísticas eram desenvolvidas
simultaneamente. Para isso, recorremos à Crítica Genética, campo do conhecimento
dedicado ao estudo de processos de criação em geral. Seguindo as diretrizes propostas
por tal área do saber, pudemos adentrar no universo dos documentos de processo aos
quais tivemos acesso e, assim, fomos capazes de encontrar eixos do processo de criação
de Blake, que nos ajudaram a ter uma compreensão, pelo menos parcial, de como
funcionava sua mente criadora em ação. William Blake was a case of dopplebegabung, in other words, he was a multi-talented artist: engraver, painter, designer and poet. He demonstrated aptitude for both imagistic and verbal arts and had the intention to join them, in an inextricable way, in his work Songs of Innocence and of Experience, which we call verbal-pictorial given the way it was constructed. The present study aims at the investigation of how such a work was created, with its verbal and pictorial texts put in a mutual complementary position, one amplifying the interpretation of the other. We tried to observe, through the study of manuscripts related to the referred work, if the man of images was predominant over the man of words, if it was the other way around, or still, if both artistic abilities were developed simultaneously. For so, we resorted to a field of knowledge called Genetic Criticism, which is dedicated to the study of processes of creation in general. It gave us tools so we could penetrate the universe of documents of process, which we had access to, and so, we were able to find some main axes of Blake’s process of creation, which helped us have an understanding, at least partial, of how his creator’s mind worked. |
Palavras-chave: | William Blake Songs of Innocence and of Experience Crítica genética Imagens e ilustrações Palavras e expressões Arte e literatura Genetic Criticism Images and illustrations Words and expressions Art and literature Blake, William, 1757-1827. Songs of innocence and of experience |
CNPq: | Lingüística, Letras e Artes |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28989 |
Data do documento: | 25-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGLL) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese completa- Claudia Calado.pdf | 19,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.