Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29213
Tipo: Dissertação
Título: Colaboração e aprendizado organizacional nas áreas de tecnologia da informação da Fiocruz
Autor(es): Souza, Valdir Costa de
Autor(es): Souza, Valdir Costa de
Abstract: A Tecnologia da Informação (TI) se mostra um recurso fundamental no mundo corporativo atual, apoiando a tomada de decisão e gerando valor para os negócios. A diminuição dos custos da TI ajudou na sua disseminação e aumentou o número de usuários capazes de realizar tarefas mais automatizadas, tornando-a essencial na sociedade moderna. Um ponto de destaque do universo tecnológico atual é a possibilidade de compartilhamento de informação e interação entre pessoas localizadas nas mais diversas regiões do mundo, tornando a tecnologia uma ferramenta importante de auxílio e fomento dos processos de aprendizagem organizacional e de colaboração. A colaboração pode proporcionar muitos ganhos, como a possibilidade de desenvolvimento conjunto de novos produtos, transferência de melhores práticas, redução dos custos, dentre outros. Mesmo com esses potenciais benefícios, a colaboração ainda se depara com desafios nas organizações. A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), instituição pública de pesquisa e ensino vinculada ao Ministério da Saúde, apresenta situação similar: resistência por parte dos indivíduos e questões culturais e tecnológicas se apresentam como desafios para a execução de atividades de forma mais colaborativa. Assim, esta pesquisa busca responder a seguinte questão: como estreitar as relações das áreas de TI da Fiocruz visando melhorar a colaboração e a aprendizagem organizacional? O referencial teórico está ancorado em três temas: governança de tecnologia da informação, aprendizagem organizacional e colaboração. O objetivo do estudo é identificar mecanismos e ferramentas que estimulem e viabilizem uma maior colaboração e o aprendizado coletivo entre os profissionais de TI das diferentes unidades da Fiocruz. A metodologia da pesquisa foi o estudo de caso, no qual realizaram-se entrevistas semi-estruturadas, questionário e análise documental. Foram entrevistados 11 colaboradores de sete unidades das três grandes áreas da TI: suporte de TI, infraestrutura de TI e desenvolvimento de sistemas. Também foi aplicado um questionário web, através da ferramenta survey monkey, para todos os colaboradores dessas áreas, obtendo-se 81 respostas completas, representando um retorno de quase 30% de todos os colaboradores. Como resultado da pesquisa, foi possível identificar a necessidade de maior participação das coordenações gerais para incentivar e impulsionar os processos identificados com maior potencial de colaboração. A pesquisa identificou, ainda, a necessidade de superar as barreiras tecnológicas, as quais, segundo os respondentes, impactam mais na colaboração do que as barreiras culturais.
Information Technology (IT) is a fundamental resource in today's corporate world, supporting decision-making and generating value for business. Cost reduction has helped its spread and increased the number of users who can perform more automated tasks, making IT essential in modern society. A highlight of the current scope of technology is the possibility of sharing information and interaction between people located in the most diverse regions of the world, which makes technology an important tool to aid and foster the processes of organizational learning and collaboration. Collaboration can provide many gains, such as the possibility of joint development of new products, transfer of best practices and reduction of costs. Even with these potential benefits, collaboration still faces challenges in organizations. The Oswaldo Cruz Foundation (FIOCRUZ), a public research and education institution linked to the Ministry of Health, presents a similar situation: resistance on the part of individuals and cultural and technological issues are presented as challenges for the execution of activities in a more collaborative way. Thus, this research has the aim of answering following question: how to strengthen the relationships of Fiocruz IT areas of in order to improve collaboration and organizational learning? The theoretical framework is based on three themes: information technology governance, organizational learning and collaboration. The objective of the study is to identify mechanisms and tools that stimulate and enable greater collaboration and collective learning among the IT professionals of the different Fiocruz units. Case study research methodology was used, in which semi-structured interviews, questionnaire and documentary analysis were carried out. We interviewed 11 employees from seven units of the three major areas of IT: IT support, IT infrastructure and systems development. A web questionnaire was also applied via the Survey Monkey tool, for all employees in these areas, obtaining 81 complete responses, representing a return of almost 30% of all employees. As a result of the research, it was possible to identify the need for broader participation of the general coordinators to encourage and boost the processes identified with greater collaboration potential. The research also identified the need to overcome technological barriers, which, according to respondents, impact more on collaboration than cultural barriers.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação
Colaboração
Aprendizagem Organizacional
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29213
Data do documento: 8-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado - VALDIR COSTA DE SOUZA.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.