Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Elaine Cristina de | - |
dc.contributor.author | Fortes, Anna Carolina Ataide Dantas | - |
dc.creator | Fortes, Anna Carolina Ataide Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-09T14:13:19Z | - |
dc.date.available | 2019-04-09T14:13:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-09 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29239 | - |
dc.description.abstract | A queixa escolar geralmente é o fator motivador do encaminhamento para a clínica especializada. Na Fonoaudiologia, até o momento, não foram encontrados estudos que tenham se debruçado a compreendê-la, sendo necessário entender a postura desse profissional diante da queixa escolar para a reorientação do seu olhar clínico. Objetivo: Analisar como a Fonoaudiologia tem compreendido a queixa escolar e a sua origem. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e transversal. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semi-estruturada. Resultados/Discussão: Participaram do estudo seis fonoaudiólogas. Em relação ao modo como a queixa escolar é definida verifica-se uma tendência das profissionais em associá-la a problemas (transtornos), tornando esses aspectos as principais justificativas para o fracasso escolar. Ao fazer uma relação direta entre queixa escolar e dificuldades de aprendizagem, o profissional tende a fragmentar o sujeito desconsiderando práticas sociais, culturais e institucionais na sua atuação. Outra tendência foi a tentativa de referir-se a queixa escolar sob um olhar menos medicalizante. Embora algumas profissionais buscassem um olhar mais amplo ao pensar na queixa, escapavam em seus enunciados dizeres que evidenciaram um “fazer clínico” que fortalece o ideário de culpabilização de apenas um sujeito reforçando a invisibilidade do sistema de ensino e, consequentemente, dos interesses políticos e econômicos da classe dominante que atua no funcionamento da Educação. Conclusão: Ainda é necessário compreender a queixa escolar como um fenômeno complexo e coletivo, objetivando uma prática clínica fonoaudiológica não medicalizante. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.title | A caracterização da queixa escolar para a fonoaudiologia a termo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Instituto de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | ICS | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)
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