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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29349
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.contributor.authorCraide, Aline-
dc.creatorCraide, Aline-
dc.date.accessioned2019-04-22T22:17:57Z-
dc.date.available2019-04-22T22:17:57Z-
dc.date.issued2019-04-22-
dc.date.submitted2011-04-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29349-
dc.description.abstractEstudos sobre a interculturalidade nas organizações são recentes. Entretanto, a maior possibilidade de movimentação de pessoas que existe atualmente faz com que a compreensão sobre a interação entre diferentes culturas seja um desafio a ser enfrentado por profissionais que trabalham atravessando fronteiras, normalmente entendidas como limites internacionais. Assim, a questão intercultural, muitas vezes, é confundida com a internacionalização, sendo que esta perspectiva sobre a interculturalidade tende a ignorar as diferenças culturais internas a um país representadas, neste estudo, pelas culturas regionais. Destarte, acredita-se não ser mandatório atravessar fronteiras internacionais para perceber e vivenciar diferenças culturais. Identifica-se que estas situações ocorrem, em boa medida, no momento em que pessoas se deslocam dentro de um país em busca de melhores condições profissionais, ou seja, quando realizam a Intramobilidade. Logo, o objetivo desta Tese é o de identificar e analisar corno profissionais que realizaram a intramobilidade em função de suas carreiras percebem e vivenciam a interculturalidade intranaciona1. Entende-se a Interculturalidade Intranacional neste estudo corno o processo conseqüente do encontro e da interação entre pessoas naturais de regiões culturais distintas de um mesmo país e/ou entre o indivíduo e os aspectos cotidianos da localidade diferente da sua de origem. A fundamentação teórica desta Tese foi construída pautando-se em três macro conceitos: Mobilidade, Interculturalidade e Gestão de Pessoas. Adota-se urna postura interpretativa que objetiva entender os fenômenos sob a ótica de pessoas que viveram ou ainda vivenciam os processos investigados. Para a realização da pesquisa empírica, inicialmente foi realizada uma etapa exploratória com o objetivo de melhor compreender o fenômeno investigado. Destarte, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com 13 profissionais no Brasil e dez profissionais na França que efetuaram a intramobilidade nestes países em decorrência de suas carreiras. Os dados coletados e analisados nesta etapa evidenciaram a pertinência de estudar e aprofundar a pesquisa apenas no Brasil. Assim, na segunda etapa, adotou-se a abordagem de história de vida, a qual permitiu compreender o processo de interculturalidade intranacional a partir das narrativas pessoais de partes significativas das vidas de quatro profissionais brasileiros, originários de diferentes regiões do país e que realizaram a intramobilidade para trabalhar em empresas do pólo industrial de CamaçarilBahia. Constatou-se que, no Brasil, ao migrar intranacionalmente, as pessoas percebem diferenças e similaridades ao estabelecer contato com uma cultura regional distinta da sua. Deste modo, ao admitir uma pessoa de um lugar diferente do qual a organização está instalada esta deve assumir urna co-responsabilidade frente à adaptação destes sujeitos, visto que muitas destas contratações são feitas em função de necessidades organizacionais atreladas à ausência de profissionais locais que supram a sua demanda. Ademais, comprovou-se que da interculturalidade intranacional surgem consequências (positivas e negativas) para os indivíduos e organizações. Logo, na medida em que são oferecidos subsídios financeiros para o processo de mudança e também suporte para a adaptação cultural das pessoas nasce a possibilidade de se pensar em políticas e práticas de Gestão Intercultural de Pessoas voltadas ao intranaciona1. Esta postura organizacional pauta-se, sobretudo, no reconhecimento de que a heterogeneidade pode trazer resultados positivos para os profissionais e para as organizações, mas quando negligenciada pode gerar efeitos nefastos para ambos.pt_BR
dc.description.abstractThis research, of exploratory character and quantitative nature, investigated the effects of public capabilities – inherent to public agents – and private capabilities – inherent to service providers – on cost and quality of contractual relations involving firms and governments, with the aim of contributing to Strategy literature applied to Public Management and to assist the decision-making of public managers. To do so, 167 contracts stipulated by a Federal Public Administration entity (in this case, the Federal University of Bahia), in a period ranging from 2002 to 2015, covering reception, concierge, security, cleaning, transportation and maintenance services, among others, were studied. The data, organized in a specific dataset that was constructed through documentary research, were analyzed using statistical techniques, such as the weighted least squares method, probit and ordered probit. With regard to public capabilities, the study showed that, in the face of an environment characterized by modest incentives for employees and a low level of competition between companies, public agents’ wage, background and experience have limited or contradictory effects, or no effects at all, on the performance of service contracts, particularly on cost indicators. With respect to private capabilities, the research verified that companies’ experience in their sector of activity and especially in the public sector has a positive influence on quality indicators; and that financial capacities – particularly those measured by general liquidity – can adversely affect cost indicators. These results contribute to advances in the scientific discussion about the identification of factors capable of explaining cost and quality of public contracting.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterculturalidade intranacionalpt_BR
dc.subjectGestão interculturalpt_BR
dc.subjectIntramobilidadept_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.titleIntramobilidade e interculturalidade intranacional: desafios contemporâneos para profissionais e organizaçõespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coGuitel, Virgínia Drummond Abdala-
dc.contributor.refereesCajazeira, Jorge Emanuel Reis-
dc.contributor.refereesPereira, Maria Teresa Flores-
dc.contributor.refereesSilva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da-
dc.contributor.refereesPinho, José Antonio Gomes-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
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