Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa do Nascimento, Claudio Orlando | - |
dc.contributor.author | PENNA SILVA, LORENA | - |
dc.creator | PENNA SILVA, LORENA | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-24T18:30:42Z | - |
dc.date.available | 2019-04-24T18:30:42Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-24 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-25 | - |
dc.identifier.issn | DISSERTAÇÃO | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29361 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como escopo o estudo sobre o Projeto de Extensão Cultura e Negritude: suas implicações no âmbito da cultura e da formação com ênfase nas religiões de matriz africana. O projeto supracitado é de iniciativa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), situado em Santo Amaro (BA). O objetivo da pesquisa é compreender as práticas formativas descolonizadas, multiculturais e em dialogicidade com o território de inserção, além das suas contribuições para as políticas afirmativas no Recôncavo e as discussões da lei 11.645, de 10 de março de 2008, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- brasileira e Indígena”. A pesquisa é na área de educação superior, cuja linha de pesquisa é gestão, formação e universidade. A abordagem metodológica adotada foi a etnopesquisa crítica aplicada à educação que se baseia na multirreferencialidade, complexidade e subjetividade, trazendo à voz do sujeito implicado que não se separa do objeto estudado e dos participantes da pesquisa. Como dispositivos de pesquisa foram utilizados a revisão de literatura, a observação participante, as entrevistas abertas e as pesquisas documentais que trouxeram uma profusão rica de elementos formativos consubstanciados na multiculturalidade, diversidade, afirmação da identidade e da cultura afro-brasileira em conexão de saberes com a comunidade, reafirmando a necessidade de incitar e institucionalizar projetos de extensão atrelados à ecologia de saberes e às ações afirmativas como práticas de combate ao racismo e inclusão social. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Extensão Universitária | pt_BR |
dc.subject | Cultura e Negritude | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | ESTUDO SOBRE O PROJETO DE EXTENSÃO CULTURA E NEGRITUDE: SUAS IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO DA CULTURA E DA FORMAÇÃO COM ÊNFASE NAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Alves, Rita de Cássia Dias Pereira | - |
dc.contributor.referees | Barata, Danillo Silva | - |
dc.contributor.referees | Reis, Dyane Brito | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Eduardo David de | - |
dc.publisher.departament | INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS MILTON SANTOS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | EDUCAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU)
|