Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Silva, Joelma Oliveira da | - |
dc.contributor.author | Ristum, Marilena | - |
dc.creator | Silva, Joelma Oliveira da | - |
dc.creator | Ristum, Marilena | - |
dc.date.accessioned | 2011-09-28T15:42:21Z | - |
dc.date.available | 2011-09-28T15:42:21Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.issn | 1414-9893 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2946 | - |
dc.description | p. 232-247 | pt_BR |
dc.description.abstract | A violência no contexto escolar é um fenômeno que apresenta um forte incremento, atraindo crescentemente a atenção dos pesquisadores da área. Entretanto, as escolas instaladas nas unidades de privação de liberdade não têm merecido o mesmo interesse, apesar de sua reconhecida importância no direcionamento dos seus alunos, especialmente quando são adolescentes, para formas não delituosas de viver. Este artigo focaliza a violência dirigida ao professor por seus alunos adolescentes, em sala de aula, no contexto de unidades de privação de liberdade. A pesquisa objetivou compreender a percepção dos professores acerca do fenômeno, discutindo as especificidades das relações de ensino-aprendizagem, marcadas pelas características de uma escola inserida no sistema socioeducativo. Para a obtenção dos dados, foi utilizado um questionário com questões estruturadas e semiestruturadas, que permitiu constatar que, para os professores, as manifestações de violência se dão, em grande parte, de formas sutis, e são percebidas como capazes de afetar diretamente a atuação dos mesmos em sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Violência escolar | pt_BR |
dc.subject | Interação professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Privação de liberdade | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.title | A violência escolar no contexto de privação de liberdade | pt_BR |
dc.title.alternative | Psicologia: ciência e profissão | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Brasília | pt_BR |
dc.identifier.number | vol. 30, n. 2 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IPS)
|