Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Cecilia de Paula | - |
dc.contributor.author | Accordi, Leandro de Oliveira | - |
dc.creator | Accordi, Leandro de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-10T18:13:34Z | - |
dc.date.available | 2019-05-10T18:13:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-14 | - |
dc.identifier.other | 796.81 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29476 | - |
dc.description.abstract | A história da Capoeira é polissêmica, eivada de memórias silenciadas. Esta pesquisa objetivou registrar e compreender saberes da Capoeira Angola, a partir das narrativas e acervo de Norival Moreira de Oliveira, Mestre Nô. Justifica-se pela relevância de histórias silenciadas na Capoeira, na cultura corporal de movimento e na educação. Orienta-se pela teoria da História oral temática que, para Delgado (2006), apresenta novas hipóteses sobre processos já conhecidos e o registro de visões de testemunhas da história, nem sempre considerados pela denominada história oficial; além das contribuições de Benjamin (2000, 1985). Questionamos: Quais os elementos formativos da Capoeira Angola de Mestre Nô? De que modo isso contribui para outra história da Capoeira e para a formação cultural? Dos resultados, apontamos o contexto de aprendizado do Mestre e suas sínteses criativas na atualização dos saberes da Capoeira. Também o registro de uma experiência angoleira de referência. Das considerações, destacamos a compreensão da Capoeira como prática da cultura de rua afro-brasileira, realizada desde o corpo no jogo como experiência de sobrevivência. Também a sistematização de saberes experienciais traduzidos nos fundamentos e comportamentos contidos em seu aforismo: “Capoeira na Roda, Capoeira na Vida”, um modo de educação que transita entre o global e o local, o centro e a periferia, para além dos muros da escola e universidade. Um ensino que se orienta para a formação humana, pois a Roda de Capoeira, para Mestre Nô, é o Palco da Vida. Foi possível compreender também que o conjunto de seus saberes se constitui na relação com o presente, passado e futuro. Assim, seus saberes da tradição possuem sentido prático nas necessidades atuais. Renovar na tradição é, nesta prática angoleira, recuperar memórias perdidas para orientar novos caminhos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The story of Capoeira is polysemic, buoyant of silenced memories. This research aimed to
record and understand Capoeira Angola knowledge, from the narratives and collection of
Norival Moreira de Oliveira, Mestre Nô. It is justified by the relevance of silenced stories in
Capoeira, in the body culture of movement and education. It is guided by the theory of oral
history that, for Delgado (2006), presents new hypotheses and versions on processes already
known and contemplates the recording of visions of characters or witnesses of history, not
always considered by the so-called official history; besides the contributions of Benjamin
(2000, 1985). Question: What are the formative elements of Mestre Nô‖s Capoeira Angola?
How does this contribute to another history of Capoeira and to cultural formation? From the
results we point out the context of the Master‖s learning and his creative syntheses in the
updating of Capoeira‖s knowledge; and the announcement and recording of Angolan
experiences for other Capoeira stories. From the considerations, we highlight the
understanding of Capoeira as a practice of afro-Brazilian street culture, from the body in the
game and as an experience of survival and; the systematization of experiential knowledge in
its foundations and behaviors: ―Capoeira na Roda, Capoeira na Vida‖ as a mode of education
that transits between the global and the local, the center and the periphery, beyond the walls
of the school and university. A teaching that is oriented towards human formation, because
the Wheel of Capoeira, for Mestre Nô, is the Stage of Life. It was also possible to understand
that all of their knowledge is in relation to the present, the past and the future. Thus, the
knowledges of tradition have practical meaning in the present needs. To renew in tradition is
to recover lost memories. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Capoeira e História | pt_BR |
dc.subject | Capoeira Angola | pt_BR |
dc.subject | Nô, Mestre - Narrativas pessoais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura Corporal de Movimento | pt_BR |
dc.subject | Formação Cultural | pt_BR |
dc.title | Memórias Periféricas... As narrativas de Mestre Nô: Capoeira Angola, Educação e Formação Humana_0 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros | - |
dc.contributor.referees | Abrahão, Bruno Otávio de Lacerda | - |
dc.contributor.referees | Bordas, Miguel Angel García | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Josivaldo Pires | - |
dc.contributor.referees | Santos, Admilson | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de PósGraduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
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